Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Turistas

Turistas que passeavam de jet ski são mortos a tiros pela guarda costeira da Argélia

Vítimas teriam se perdido e cruzado a fronteira entre o Marrocos e a Argélia

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 01/09/2023, às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Hans por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Hans por Pixabay

Uma dupla de turistas foi supostamente vítima de tiros disparados pela guarda costeira argelina depois de se perder enquanto andava de jet ski.

Bilal Kissi e Abdelali Merchouer, como se chamavam as vítimas, faziam parte de um grupo maior — que acabou se perdendo e ultrapassando a linha divisória que separa o Marrocos e a Argélia.

Segundo informações obtidas pelo jornal Metro, Mohammed Kissi, um sobrevivente do incidente, forneceu relatos sobre os tiros que mataram seu irmão, Bilal, e seu amigo Abdelali. Ele, inclusive, negou que o grupo tenha tentado fugir quando avistou as autoridades e afirmou que seu irmão tentou iniciar um diálogo com os oficiais antes de serem alvejados.

Conforme destacou o portal UOL, enquanto Kissi foi resgatado pela Marinha Marroquina, um amigo do rapaz, que ficou ferido, foi detido pela guarda costeira argelina.

Histórico de tensões

É importante destacar que Marrocos e a Argélia têm um longo histórico de tensões devido a disputas territoriais, principalmente em relação à propriedade do Saara Ocidental. A fronteira entre os dois países está fechada desde o ano de 1994, sendo que as tensões persistem desde que ambos conquistaram a independência da França e da Espanha nas décadas de 1950 e 1960.