Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terremoto

Turquia é abalada por terceiro terremoto em três dias

Os últimos dois tremores já haviam provocado destruição em massa e tomado pelo menos 5 mil vidas

Redação Publicado em 07/02/2023, às 09h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de construções demolidas pelo tremor - Reprodução/ Youtube
Imagens de construções demolidas pelo tremor - Reprodução/ Youtube

Nesta manhã de terça-feira, 7, a região central da Turquia foi o palco de um terceiro terremoto, esse classificado como de magnitude 5,5 na escala Richter. Os abalos sísmicos anteriores, ocorridos no domingo, 5, e na segunda-feira, 6, alcançaram magnitudes de 7,5 e 7,8 respectivamente. 

Segundo as últimas informações repercutidas pelo UOL, o desastre deixou pelo menos 5,1 mil mortos somando as fatalidades relatadas pelo território turco e pelo país vizinho, a Síria, que também foi afetada pelos tremores. As buscas pelos cadáveres, todavia, ainda não estão finalizadas, uma vez que milhares de cidadãos permanecem desaparecidos. 

Vale destacar que as autoridades dessas nações ainda não disponibilizaram informações a respeito das possíveis vítimas deste terceiro terremoto. 

Tragédia 

O abalo sísmico de 7,8 pontos, que durou um minuto e meio, foi descrito como o mais mortal sofrido pela Turquia desde 1939 durante uma declaração pública de Recep Tayyip Erdoğan,o chefe de Estado do país.

Outro fator importante é que o tremor se originou de um ponto a apenas dez quilômetros abaixo do solo, o que é considerado muito próximo da superfície — esse teria sido o motivo por trás de sua grande capacidade destrutiva.