Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Petra

Uma das 7 maravilhas do mundo moderno: Conheça a 'cidade perdida' de Petra

As ruínas de mais de 2 mil anos impressionam por terem sido esculpidas a partir da rocha; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 16/03/2023, às 16h13 - Atualizado em 19/05/2023, às 10h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de monastério em Petra - Wikimedia Commons
Fotografia de monastério em Petra - Wikimedia Commons

Em 1812, Johann Ludwig Burckhardt, um explorador suíço que tinha grande interesse pelo mundo árabe, descobriu as ruínas de um curioso local em meio ao deserto da Jordânia.

Apelidado de "Cidade Perdida", o sítio arqueológico revelaria um impressionante estilo arquitetônico, em que as construções foram esculpidas a partir das rochas de arenito presentes na região. Uma curiosidade é que, devido à cor rósea desse tipo de pedra, Petra também é por vezes chamada de "Cidade Rosa". 

Passado glorioso

Fotografia de anfiteatro em Petra / Crédito: Wikimedia Commons

Os arqueólogos acreditam que o local teria sido fundado em  312 a.C. pelos nabateus, que eram um povo nômade do deserto, de forma que ele possui uma trajetória de mais de 2 mil anos. 

Em seu auge, a localização estratégica de Petra a tornou um importante centro comercial — ela estava incluída, por exemplo, na famosa Rota da Seda. Assim, eram transportadas através da cidade rochosa mercadorias de lugares como Roma, Grécia, Síria, China e Arábia Saudita, conforme registrado pelo portal Segredos do Mundo, do R7.

Como consequência desse contato com tantas outras civilizações, a sociedade criada pelos nabateus teria ainda uma cultura e práticas religiosas muito diversificadas, trazendo influências de tradições encontradas em diversos outros pontos do mundo antigo. Sua própria arquitetura de tirar o fôlego, por exemplo, combina estilos greco-romanos e orientais. 

Portais de pedra em Petra / Crédito: Wikimedia Commons

Declínio

Em 106 a.C., Petra acabou sendo tomada pelo Império Romano, e, posteriormente, acabou caindo nas mãos dos povos islâmicos. 

O que realmente causou seu fim, todavia, não foi essa instabilidade política, e sim uma combinação entre a redução de sua importância econômica (devido ao crescimento em popularidade das rotas comercias marítimas) e também terremotos. 

As ruínas que sobreviveram da Cidade Perdida até os dias atuais, vale apontar, resistiram a mais de um abalo sísmico. De acordo com o National Geographic, o lugar alcançou seu momento de menor relevância por volta de 700 d.C, que corresponde à etapa final do período bizantino. Foi nesta época que os nabateus a abandonaram. 

Posteridade 

Em 1985, Petra foi tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO devido à sua importância histórica e arqueológica. Já em 2007, ela foi classificada como uma das 7 maravilhas do mundo moderno. 

Fotografia de tumbas de Petra / Crédito: Wikimedia Commons

Apesar das inúmeras escavações que já ocorreram no local, que já revelaram várias tumbas reais, prédios e obeliscos, um detalhe interessante é que boa parte da cidade milenar ainda está escondida sob a areia. A informação foi comentada pelo arqueólogo Zeidoun Al-Muheisen, também segundo repercutiu o National Geographic: 

Nós descobrimos apenas 15% da cidade. A grande maioria — 85% — ainda está na clandestinidade e intocada", afirmou o pesquisador. 

Assim, embora hoje Petra já seja um impressionante ponto turístico com suas construções rochosas e passado rico, as explorações arqueológicas futuras ainda têm muito o que revelar a seu respeito.