Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Urna funerária representando o deus maia do milho é descoberta no México

Urna funerária e vaso foram encontrados durante obras no Trem Maia, que atravessa a península de Yucatán, no México; confira!

Éric Moreira Publicado em 10/01/2024, às 11h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Urna funerária com representação do deus maia do milho - Divulgação/Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH)
Urna funerária com representação do deus maia do milho - Divulgação/Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH)

Recentemente, arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) descobriram, em meio a obras do trecho 7 do Trem Maia — linha ferroviária que atravessa a península de Yucatán, ligando o aeroporto de Chetumal à estação de Escárcega —, uma antiga urna funerária que retrata o deus maia do milho. Além dela, também foi encontrado um outro vaso nas proximidades.

Conforme descrito pelo Heritage Daily, a urna funerária foi feita no estilo Paaktzatz, e provavelmente tanto ela quanto o vaso se tratavam, no passado, de oferendas de fundação, associadas à construção de um edifício. 

Em comunicado, arqueólogos do INAH pontuam que a urna apresenta uma figura antropomórfica que se trata de Hun Hunahpu, o deus maia do milho. Já em sua tampa, está a representação de uma coruja, esta que também se faz presente no outro vaso.

+ ‘Cabeça’ maia esculpida de deus do milho é descoberta no México

Na iconografia maia, a coruja era considerada uma ave de presságio e um símbolo de guerra durante o período clássico, conforme registrado em navios Paaktzatz encontrados na área de Río Bec e datados de 680 a 770 d.C.", afirma um porta-voz do INAH.

Vaso maia

O vaso encontrado na localidade, por sua vez, é decorado com uma ornamentação que deveria servir como uma reprodução dos espinhos da árvore ceiba, uma árvore sagrada entre os antigos povos pré-hispânicos, conhecida como Yax Che ("Árvore Verde" ou "Primeira Árvore", em tradução livre). Vale mencionar também que a árvore ceiba era, na mitologia maia, um símbolo do universo, representando a conexão entre os três níveis da terra.

Até o momento, as escavações já revelaram mais de 27.941 estruturas, 125.880 fragmentos de cerâmica e 141 sepulturas humanas.