Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Uso de celulares teria custado a vida de soldados russos mortos em ataque ucraniano

Ministério da Defesa da Rússia acusou seus próprios soldados de serem culpados por mortes na véspera do Ano Novo

Redação Publicado em 04/01/2023, às 12h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de pessoa usando celular - Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem ilustrativa de pessoa usando celular - Imagem de Pexels por Pixabay

O Ministério da Defesa da Rússia declarou, nesta quarta-feira, 4, que o uso de telefones celulares por parte de soldados russos resultou na morte de 89 militares atingidos por mísseis ucranianos.

Segundo Moscou o uso em massa de aparelhos teria denunciado aos inimigos a posição de seus militares durante a véspera de Ano Novo.

Esse fator permitiu ao inimigo rastrear e determinar as coordenadas da localização dos soldados para um ataque de míssil", disse o órgão em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 4.

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, o Ministério comunicou que quatro foguetes ucranianos atingiram um quartel russo temporário organizado em uma escola vocacional na cidade de Makiivka, que fica em Donetsk.

Críticas de apoiadores

Apesar da censura imposta pelo governo da Rússia, críticas dos próprios apoiadores da guerra foram feitas após o posicionamento do Ministério da Defesa.

É o caso de Semyon Pegov, um correspondente de guerra premiado com a Ordem da Coragem por Putin, que declarou no Telegram que culpar os soldados por uso de telefones celulares "parece uma tentativa de caluniar". Segundo ele, a Ucrânia poderia ter localizado a base russa de outras maneiras.