Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Vaso de 1,55 metro de altura da Idade do Ferro é encontrado nos Emirados Árabes

Artefato de 3 mil anos intrigou os arqueólogos com seu tamanho incomum

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/09/2022, às 15h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do vaso da Idade do Ferro - Divulgação/ Museu Arqueológico de Sharjah
Fotografia do vaso da Idade do Ferro - Divulgação/ Museu Arqueológico de Sharjah

Em um sítio arqueológico da cidade de Sharjah, que fica nos Emirados Árabes Unidos, uma equipe de pesquisadores encontrou um vaso da Idade do Ferro de dimensões impressionantes.

Com 1,55 metro de altura e 1,41 metro de comprimento em sua parte mais larga, o artefato de 3 mil anos é tão grande que não passaria pela porta da construção dentro da qual estava guardado. 

Os especialistas acreditam que ou o pote foi criado já dentro do local, ou o edifício foi construído ao redor dele, segundo informações repercutidas pelo The National News, um portal de notícias dos Emirados Árabes.

O pote foi encontrado totalmente fragmentado, vale mencionar, de forma que precisou passar por uma reconstrução em laboratório, um processo que levou anos para ser finalizado. 

Um detalhe de relevância é que o período do qual tanto o vaso quanto o edifício são datados é aquele em que ocorria a edificação dos Jardins Suspensos da Babilônia, que foi uma das sete maravilhas da antiguidade.

A época de 600 a.C. até 900 a.C. é repleta de exemplos de experimentação e desenvolvimento arquitetônico, o que está em sintonia com a fabricação do jarro de proporções avantajadas descoberto. 

Hipótese 

Ainda segundo o The National News, a construção onde estava o pote era também maior que as outras ao seu redor, sinalizando sua importância. A estimativa dos especialistas é que aquele era um prédio de reuniões usado pelas elites locais. 

Além do artefato de tamanho intrigante, foram encontrados dezenas de outros jarros, esses menores e já de estilo conhecido. Esses objetos cumpriam diversas funções para a civilização da época. 

O pote maior, por sua vez, cuja função permanece um mistério, será colocado em exposição no Museu Arqueológico de Sharjah