Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Vaticano pediu desculpas à Rússia por falas de papa, diz Moscou

Declarações realizadas em novembro pelo líder da Igreja foram criticadas pelo Kremlin e outras lideranças

Redação Publicado em 15/12/2022, às 09h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco - Getty Images
Papa Francisco - Getty Images

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, realtou, nesta quinta-feira, 15, que o Vaticano enviou uma declaração na qual pediu desculpas a Moscou pelo fato do papa Francisco ter acusado chechenos e buriates de "crueldade" em meio à guerra na Ucrânia.

"Essa declaração diz o seguinte: 'A Secretaria de Estado do Vaticano se desculpa com a parte russa. A Santa Sé nutre profundo respeito por todos os povos da Rússia, por sua dignidade, fé e cultura'", disse Zakharova, de acordo com informações da agência ANSA.

A porta-voz também afirmou que seu país considera o incidente "resolvido" e que "não vê a hora de continuar a cooperação construtiva com o Vaticano".

Declaração de Francisco

No final do mês de novembro, a revista jesuíta "America" divulgou uma entrevista com o papa Francisco na qual o pontífice declarou que as tropas "mais cruéis" na guerra na Ucrânia "talvez sejam aquelas da Rússia, mas sem tradição russa, como as chechenas, as buriates e assim por diante". A fala do religioso gerou críticas por parte do Kremlin e também de líderes da Buriácia e da Chechênia.

Como explicou a fonte, os chechenos são um povo islâmico de origem caucasiana e que possuem língua própria, enquanto que os buriates são um povo indígena da Sibéria. O russos, porém, são um grupo étnico eslavo e majoritariamente ortodoxo.