Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gato

Veja como controlar o comportamento natural de arranhar em gatos

Pesquisa da revista Frontiers in Veterinary Science revela fatores que agravam o hábito de arranhar e oferece soluções práticas para tutores

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 04/07/2024, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um gato arranhando a janela - Getty Images
Imagem ilustrativa de um gato arranhando a janela - Getty Images

Mesmo causando bastante incômodo aos tutores, o comportamento de arranhar em gatos é natural. Existem alguns fatores que podem agravar esse costume mas, segundo a pesquisa publcada na revista Frontiers in Veterinary Scienceé possível contornar o problema de maniera eficaz.

A pesquisa feita na França, que entrevistou 1,2 mil tutores de gatos, identificou o estresse como um dos principais motivos para os arranhões excessivos. Outro ponto que pode agravar essa condição é a presença de crianças pequenas e brincadeiras humanas, já que a estimulação constante tira os gatos do sério.

A compreensão das motivações emocionais subjacentes ao comportamento de arranhar, como a frustração, permite que os cuidadores abordem essas questões diretamente", afirmou Yasemin Salgirli Demi̇rbas, pesquisadora veterinária da Universidade de Ancara, na Turquia.

Ainda segundo a pesquisa, existem formas saudáveis de mudar esse comportamento nos felinos. A utilização de postes de arranhar para gatos nas áreas em que o animal circula com frequência é altamente recomendada. Além disso, proporcionar oportunidades de brincadeiras, esconderijos e pontos de observação elevados pode aliviar o estresse dos gatos.

Podendo manter o interesse dos gatos e também reduzir seu estresse, sessões de brincadeiras que imitem cenários de caça bem-sucedidos são uma ótima opção, promovendo também o vínculo entre os animais e seus cuidadores. Uma solução adicional pode ser o uso de produtos com feromônios, como o popular catnip, já que as moléculas desses compostos agem em receptores específicos e ativam sinalizações no organismo que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade.

Ajuda aos tutores

Segundo a 'Revista Galileu', as descobertas da pesquisa oferecem um guia valioso para os cuidadores de gatos. Ao redirecionar os arranhões para materiais apropriados, é possível criar um ambiente de vida mais harmonioso tanto para os gatos quanto para seus tutores.

"Nossas descobertas podem ajudar os cuidadores a gerenciar e redirecionar os arranhões para materiais apropriados, promovendo um ambiente de vida mais harmonioso", conclui Demi̇rbas.


*Sob supervisão;