Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Veterano nazista é aplaudido por Zelensky

O presidente da Ucrânia enfrentou críticas após o ato; entenda!

Redação Publicado em 25/09/2023, às 12h50 - Atualizado às 18h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Volodymyr Zelensky - Getty Images
Volodymyr Zelensky - Getty Images

Na última sexta-feira, 22, Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia, aplaudiu de pé um veterano ucraniano durante uma sessão parlamentar da qual participou em sua visita ao Canadá. 

O homem ovacionado pelo chefe de Estado é Iaroslav Hunka, um homem de 98 anos que lutou na Primeira Divisão Ucraniana durante a Segunda Guerra Mundial. Esta divisão, porém, atuava em colaboração com a SS (Schutzstaffel), a milícia nazista criada pelo partido de Adolf Hitler.

A presença de Hunka no evento, vale mencionar, foi destacada por Anthony Rota, presidente da Câmara dos Comuns, que se referiu ao ex-militar como um "herói de guerra". Além de Zelensky, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, assim como os outros políticos que participavam da sessão, também aplaudiram de pé. 

De acordo com informações repercutidas pela Folha de São Paulo, a Primeira Divisão Ucraniana também era chamada de 14ª Divisão de Granadeiros das Waffen-SS, e tinha como principal objetivo o combate de soldados pertencentes à URSS. 

Reação 

A homenagem da sessão parlamentar canadense a Iaroslav Hunka despertou indignação internacional entre organizações e figuras que realizam a defesa da comunidade judaica.

Outro detalhe importante é que, ao receber críticas, o presidente da Câmara dos Comuns se desculpou publicamente pela homenagem, dizendo que não sabia sobre as conexões do veterano com o nazismo. Zelensky, contudo, ainda não se manifestou a respeito do grave deslize.