Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Segunda Guerra

Alicerce da família e longe da política: O papel feminino no nazismo

Entenda como no nazismo as mulheres eram vistas apenas para cuidar da casa e gerar filhos

Redação Publicado em 24/06/2022, às 17h27 - Atualizado em 31/08/2023, às 15h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hitler junto de admiradoras durante um evento - Bundesarchiv
Hitler junto de admiradoras durante um evento - Bundesarchiv

Antes do domínio de Adolf Hitler, 35 mulheres eram membros do Reichstag, o parlamento federal da Alemanha. Contudo, com a ascensão do líder nazista, instituições femininas foram destruídas e cada vez mais o papel da mulher na sociedade foi apagado. 

Com o passar do tempo na Alemanha Nazista, a ideia de direitos iguais entre homens e mulheres deu lugar a pensamentos e práticas misóginas. Para os nazistas, a função das alemãs era de apenas cuidar da casa, ser o alicerce da família e gerar filhos.

Adolf Hitler, por sua vez, conseguiu convencê-las de que as tarefas atreladas a homens seria prejudicial para elas. Desta forma, Führer conquistou milhares de admiradoras. 

Somente em 1942, as alemãs passatam a ser inseridas no trabalho cotidiano e até mesmo planos da guerra, mas vale ressaltar que com algumas exceções e ressalvas. 

Para saber mais o tema, ouça agora o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast 'História em Meia Hora'. Por lá você fica por dentro, ainda, dos principais assuntos sobre a História do mundo e do Brasil. 

Ouça o episódio: 


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram: 


DESVENTURAS / SEGUNDA GUERRA

Em 1972, o Fusca tornou-se o carro mais vendido do mundo, sendo considerado até hoje um dos veículos mais populares de todos os tempos. Contudo, a sua história é repleta de controvérsias. Saiba mais aqui!