Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Kamala Harris

Vice-presidente dos EUA critica Coreia do Norte: 'Ditadura brutal'

O programa de armas nucleares norte-coreano também é motivo de preocupação para a política

Redação Publicado em 29/09/2022, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando Kamala Harris e Kim Jong-un - Getty Images
Montagem mostrando Kamala Harris e Kim Jong-un - Getty Images

Kamala Harris, a vice-presidente dos Estados Unidos, fez recentemente sua primeira visita à Zona Desmilitarizada (DMZ), a faixa de território de 250 quilômetros de comprimento que separa as duas Coreias.

Durante a ocasião, ela aproveitou para comparar os "caminhos dramaticamente diferentes" escolhidos pelos países, desferindo críticas à nação liderada por Kim Jong-un

No Norte, vemos uma ditadura brutal, violações desenfreadas dos direitos humanos e um programa de armas ilegais que ameaça a paz e a estabilidade", afirmou ela, conforme divulgado pela Reuters. 

Em sua viagem à região, Harris teve ainda um encontro diplomático com o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol. Um dos tópicos discutidos foi justamente o programa de armas nucleares norte-coreano, considerado motivo de preocupação para os líderes, em particular devido aos testes recentes que vem sendo realizados. 

Desnuclearização

Segundo uma declaração publicada pela Casa Branca, os envolvidos na reunião concordaram que a desnuclearização da península coreana era o melhor caminho para o futuro. 

Eles condenaram a retórica nuclear provocativa da RPDC [República Popular Democrática da Coreia, o nome oficial do país de Kim Jong-un] e os lançamentos de mísseis balísticos. Eles discutiram nossa resposta a potenciais provocações futuras, inclusive por meio da cooperação trilateral com o Japão", afirmou o comunicado.