Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Hamas

Vídeo com reféns é divulgado pelo Hamas: ‘Ninguém chegou para nos defender’

O vídeo foi divulgado nesta segunda-feira, 30, e exibe mulheres defendendo a troca por presos palestinos

Redação Publicado em 30/10/2023, às 19h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As reféns aprisionadas pelo grupo extremista Hamas - Reprodução / Vídeo / Youtube / UOL
As reféns aprisionadas pelo grupo extremista Hamas - Reprodução / Vídeo / Youtube / UOL

O grupo Hamas divulgou hoje, 30, um vídeo alegando mostrar três reféns, todas mulheres. Em um trecho da gravação, uma delas responsabiliza o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pelo cativeiro em que se encontram e pede que Israel considere uma troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.

As identidades das reféns, Yelena Trupannov,Danielle Aloni e Rimon Kirsht, foram confirmadas pelo governo de Israel. Elas foram sequestradas pelo Hamas há 23 dias e não está claro se suas palavras foram coagidas.

Em outra parte do vídeo, uma das mulheres afirma que estão sofrendo as consequências do “fracasso político” de Netanyahu e da “falha na segurança” no dia 7 de outubro, quando o Hamas invadiu Israel e desencadeou o conflito.

Não havia exército, ninguém chegou para nos defender. Somos cidadãos inocentes que pagamos impostos a Israel. Estamos em cativeiro e em más condições. Você [Netanyahu] está nos matando. Você quer nos matar? Não é suficiente a quantidade de israelitas que já foram mortos? Liberte-nos agora. Liberte os palestinos [capturados por Israel], liberte todos nós. Deixe a gente voltar para as nossas famílias”.

‘Propaganda psicológica’

Após a divulgação do vídeo, o primeiro-ministro israelense classificou as imagens das reféns como “propaganda psicológica cruel” do Hamas, conforme o UOL.

“Está é uma propaganda psicológica cruel do Hamas-ISIS. Penso nessas reféns que foram sequestradas pelo Hamas. Nossos corações estão com vocês e com todos os outros que foram sequestrados”.

O Hamas, em um comunicado à emissora Al Aqsa no último sábado, 28, afirmou estar disposto a libertar os reféns sequestrados em 7 de outubro em troca da libertação de todos os prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses.