Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vídeo

Vídeo de suposto israelense capturado em Gaza em 2014 é divulgado pelo Hamas

A intenção da divulgação do vídeo seria fazer uma troca de prisioneiros com Israel

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 16/01/2023, às 19h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de bandeiras de Israel - Foto de PublicDomainPictures, via Pixabay
Imagem ilustrativa de bandeiras de Israel - Foto de PublicDomainPictures, via Pixabay

Nesta segunda-feira, 16, o grupo militante islâmico palestino Hamas divulgou um vídeo mostrando o que eles dizem ser um cidadão israelense mantido em cativeiro na Faixa de Gaza. Desde sua captura na área, em 2014, essas são as primeiras imagens do homem.

O vídeo mostra um homem identificado pelo Hamas como o civil israelenseAvera Mengistu, mas não apresenta nenhuma data. Nele, o homem está sentado em frente a uma parede em branco falando por cerca de 10 segundos, pedindo ajuda a Israel.

Sua possível libertação parece uma tentativa de fazer uma troca de prisioneiros com o país. Segundo a família de Mengistu, ele sofre de problemas de saúde mental e teria entrado em Gaza em 2014, e desde então está em cativeiro.

Identidade da vítima

Israelnão confirmou a identidade de Mengistu, mas seu irmão, Ilan, disse que a família acredita que é ele, ainda que tenham passado oito anos e meio sem terem nenhuma noção de como está o bem estar físico e emocional do homem. Para a Reuters, via UOL, Ilan disse:

Minha mãe está à beira das lágrimas. Ela não para de assistir ao vídeo. Sua esperança, sua grande felicidade será vê-lo em casa são e salvo”.

O gabinete de Bejamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, disse em resposta à divulgação do vídeo que “Israel está investindo todos os seus recursos e esforços para trazer seus meninos capturados e desaparecidos para casa”. Contudo, a autenticidade do vídeo não foi comentada pelo governo de Israel.