Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vulcão

Vulcão entra em erupção após semanas de atividade sísmica na Islândia

O vulcão Reykjanes, localizado no sudoeste da Islândia, entrou em erupção nesta segunda-feira, 18; imagens impressionantes do fenômeno foram captadas

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 19/12/2023, às 08h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vulcão entrou em atividade na Islândia recentemente - Divulgação/vídeo/UOL
Vulcão entrou em atividade na Islândia recentemente - Divulgação/vídeo/UOL

Entrou em erupção nesta segunda-feira, 18, o vulcão Reykjanes, situado no sudoeste da Islândia. O evento expeliu lava e fumaça para o alto, seguindo semanas de intensa atividade sísmica, conforme comunicado pelo departamento meteorológico do país.

Diante do temor de um agravamento significativo na península de Reykjanes, as autoridades, no mês passado, evacuaram quase 4.000 habitantes da cidade pesqueira de Grindavik e fecharam um spa geotérmico nas proximidades.

O departamento meteorológico emitiu um aviso destacando: "A erupção começou ao norte de Grindavik, perto de Hagafell". Imagens e transmissões ao vivo da Reuters registraram rocha derretida sendo expelida por fissuras no solo, com suas cores amarelo brilhante e laranja contrastando intensamente com o céu escuro da noite.

Em alerta

A polícia islandesa elevou seu nível de alerta, e a defesa civil do país orientou o público a manter distância da área enquanto as equipes de emergência avaliavam a situação. Um helicóptero da guarda costeira estará em breve sobrevoando a região para confirmar a localização exata e o tamanho da erupção, conforme informado pelo departamento meteorológico.

Apesar da atividade vulcânica, o aeroporto internacional de Reykjavik, localizado nas proximidades, permaneceu em operação. O site do aeroporto de Keflavík assegurou que, no momento, não há interrupções nas chegadas ou partidas.