Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Will Smith

Will Smith fala sobre 'Emancipation', filme baseado em fatos: 'Mais difícil que já fiz'

Novo filme com Will Smith mostra a dor e luta dos escravizados nos EUA

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/12/2022, às 17h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Will Smith em 'Emancipation' - Divulgação / Apple TV+
Will Smith em 'Emancipation' - Divulgação / Apple TV+

Nesta sexta-feira. 9, o novo filme de Will Smith, "Emancipation - Uma História de Liberdade", estreia mundialmente na Apple TV+. Desde que deu o tapa no comediante Chris Rock no Oscar deste ano, esse é o primeiro filme lançado pelo ator, que vive o protagonista.

Para a coluna de Flavia Guerra, do Splash Uol, ele disse: "Este foi o filme mais difícil que já fiz. E quando faço um filme como este, a esperança é que por meio do entendimento, por meio da representação, que ninguém do público será capaz de se sentar na plateia do cinema e não sentir uma centelha de compaixão e empatia. Por meio do esclarecimento destas confusões históricas, a gente vai conseguir avançar no esvaziamento dessas retóricas de ódio que estão acontecendo por meio das vozes de ignorância de todos os lados".

O filme é dirigido por Antoine Fuqua e o primeiro estrelado por Smith desde o incidente com Rock. O ator tem se mantido discreto desde o ocorrido e só saiu de sua “reclusão” para a divulgação do longa.

‘Emancipation’

A produção relata a história real de Peter, vivido por Will, que foi um homem escravizado que lutou por sua liberdade. Durante a Guerra Civil norte-americana, Peter fugiu do Sul, onde o sistema escravocrata era defendido e foi lutar pelo exército da União no norte, defendendo a abolição.

Nesse período, Abraham Lincoln, o então presidente, declarou a “Emancipação”, de 1º de janeiro de 1863, que previa que todos os escravizados no “estados rebeldes” seriam livres.

"A combinação de ignorância e medo cria o que sabemos e pensamos como o mal. O conceito de maldade é quase exclusivamente ignorância misturada com medo. E sinto que o único antídoto para ser capaz de criar algum tipo de empatia através da compreensão. Então, para mim, quando faço um filme como este, a esperança é que por meio do entendimento, por meio da representação", acrescentou Will Smith sobre o filme.