Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo Animal

Zoo de SP recebe cachorro-vinagre, ameaçado de extinção

Resgatado no ano passado, no Mato Grosso, cachorro-vinagre Rondon passará a morar no Zoológico de São Paulo após estadia em Brasília

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 13/12/2023, às 12h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cachorro-vinagre Rondon - Paula Damasceno/Zoológico de Brasília
O cachorro-vinagre Rondon - Paula Damasceno/Zoológico de Brasília

Na última terça-feira, 12, o cachorro-vinagre Rondon ganhou um novo lar: o Zoológico de São Paulo, onde fará parte do programa de conservação e reprodução — visto que sua espécie está ameaçada de extinção

+ Das raposas das Malvinas ao Rinoceronte-branco: Como Darwin ajuda a explicar a extinção animal?

Conforme recorda o G1, Rondon foi resgatado em junho do ano passado em Rondonópolis, no Mato Grosso. O cachorro-vinagre acabou passando alguns meses no Zoológico de Brasília antes de desembarcar na capital paulista na tarde de ontem. 

Seu transporte foi feito gratuitamente pelo avião solidário da LATAM, desembarcando do Mato Grosso às 16h05 e chegando no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 17h45. O trajeto evitou um deslocamento terrestre de mais de mil quilômetros, que poderia causar um estresse desnecessário ao animal. 

Espécie ameaçada

O cachorro-vinagre, nativo da América do Sul, encontrado em florestas da Amazônia, pode atingir os 75 centímetros quando adulto e pesar cerca de 8 quilos — sendo o menor entre os canídeos brasileiros.

A espécie consta no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção; problema ocasionado pelo desmatamento e pela diminuição da população das cotias, sua principal presa — vítima da mesma situação.

Sua mudança para São Paulo faz parte de um manejo reprodutivo previsto pelo Plano de Ação Nacional para a Conservação de Canídeos Ameaçados — coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab).

+ Venezuela: Leões brancos nascem em zoológico do país

Antes de ser apresentado à sua companheira, Rondon passará, pelos próximos dias, por um processo de quarentena e adaptação. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!