Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Após preterir Gilberto Gil, Florianópolis concede título de cidadão para Luciano Hang

A proposta do título de cidadão para o empresário da Havan foi apresentada pelo vereador bolsonarista Maikon Costa

Eduardo Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 23/03/2023, às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem do compositor brasileiro Gilberto Gil (esq.) ao lado do empresário Luciano Hang (dir.) - Buda Mendes/Getty Images e Andressa Anholete/Getty Images
Montagem do compositor brasileiro Gilberto Gil (esq.) ao lado do empresário Luciano Hang (dir.) - Buda Mendes/Getty Images e Andressa Anholete/Getty Images

Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, tem cerca de 574.200 habitantes, segundo a prévia do censo demográfico de 2022 do IBGE. A partir de hoje, 23, esse número aumenta em pelo menos um, já que a Câmara Municipal da cidade resolveu conceder um título de cidadão honorário da cidade para Luciano Hang, empresário e proprietário da rede de lojas de departamento Havan.

A mesma honraria que Hang irá receber, em uma cerimônia oficial nesta quinta-feira, 23, foi negada ao cantor, compositor e ex-ministro da CulturaGilberto Gil na semana passada. Os vereadores de Florianópolis aprovaram em duas votações a entrega do título honorário ao empresário, mas, no caso de Gil, a proposta não passou nem pela primeira votação.

A homenagem a Luciano Hang, que recebeu o apelido de "Véio da Havan" por críticos a seu apoio político ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas que assumiu a alcunha para virar o jogo, foi apresentada e proposta pelo vereador bolsonaristaMaikon Costa em janeiro de 2023, e aprovada em votações que ocorreram na segunda-feira, 20, e na terça-feira, 21.

Cidadão honorário

Na última votação para julgar se Hang, que nasceu em Brusque, também no estado de Santa Catarina, merecia o título de cidadão honorário de Florianópolis, 13 de 23 vereadores votaram favoravelmente. Segundo o jornal O Globo, para o fato ser consolidado, só era necessária uma maioria simples, de 12 pessoas. Seis representantes se ausentaram do voto.

Em 2022, o pai do vereador Maikon CostaValter Lima da Costa, apareceu em um vídeo armado e ameaçando o então oponente de Bolsonaro e atual presidente do Brasil, Lula (PT). Vale lembrar que Gilberto Gil, que teve sua cidadania honorária negada pelos vereadores de Florianópolis, foi ministro da Cultura de Lula durante cinco anos e meio.

Na primeira votação onde a cidadania honorária de Gil foi apresentada, ele recebeu oito votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções. Segundo o vereador Maikon, o cantor "está longe de ser unanimidade entre os florianopolitanos, já teceu inúmeras críticas a cidade e ao povo daqui". A Aventuras na História não conseguiu encontrar nenhuma dessas críticas.

Um título de cidadão honorário é apresentado a alguém que, apesar de não ter nascido em uma cidade, prestou grandes serviços a ela, ao país ou à humanidade como um todo.