Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Após quase 80 anos juntos, casal de idosos falecem com diferença de 4 horas

O caso no interior do Tocantins chamou atenção pela união dos idosos centenários, inclusive após a morte

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 01/07/2023, às 09h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Idosos reunidos em fotografia - Divulgação / Redes sociais
Idosos reunidos em fotografia - Divulgação / Redes sociais

O casal de idosos Mamédio Alves Magalhães e Ana Araújo Magalhães, moradores da cidade de Paranã, na região sul do Tocantins, chamaram atenção de veículos locais após uma coincidência em suas mortes; o homem tinha 105 anos e acompanhou sua esposa, que tinha 100, por quase 80 anos de relacionamento, como informou a TV Anhanguera, afiliada local da TV Globo.

Contudo, na manhã da última quinta-feira, 29, Ana, que estava internada, deixou o hospital após saber que o marido sequer se alimentava sentindo a falta da companheira. Com a medida, foi seu Memédio que acabou sendo internado, deixando de emitir sinais vitais durante a madrugada. Na manhã seguinte, cerca de quatro horas após o óbito do marido, Ana também faleceu.

A história foi detalhada pela neta do casal centenário, Ediana, em entrevista à emissora, acrescentando que a piora na saúde da companheira fez o idoso se preocupar a ponto de se despreocupar de sua própria saúde.

Ele tinha 105 anos, mas ainda falava. Estava lúcido, lúcido. Ela já não era tão lúcida e se acalmava só quando a gente falava Mamédio. Quando era meio-dia, ela perguntava se a gente tinha dado comida para ele. Ela não lembrava o nome de mais ninguém, só o dele”, revelou.

Velório emocionante

No mesmo dia, o velório ocorreu na fazenda onde moravam, já o enterro foi encerrado na manhã deste sábado, 1, dentro da propriedade, conforme solicitado pelo idoso. Os jazigos do casal permitem eles fiquem próximos para que, ao contrário dos votos matrimôniais, nem a morte os separe.