Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Borussia Dortmund

Borussia Dortmund: Veja o significado do nome do time finalista da Champions League

Neste sábado, 1º, o Borussia Dortmund entra em campo pela final da Liga dos Campões da Europa contra o Real Madrid, conheça a origem do clube

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 29/05/2024, às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marco Reus comemorando a classificação do Borussia Dortmund para a final da Champions League - Getty Images
Marco Reus comemorando a classificação do Borussia Dortmund para a final da Champions League - Getty Images

No próximo sábado, 1º de junho, o Borussia Dortmund (Alemanha) enfrenta o Real Madrid (Espanha) pelo título da Liga dos Campões da Europa da temporada 2023/2024. A partida acontece a partir das 16 horas (horário de Brasília) no emblemático estádio londrino de Wembley. 

A grande surpresa desta edição da Champions League, os auri-negros vão tentar surpreender os favoritos do Real Madrid e buscar seu segundo título da competição — o Dortmund venceu a Juventus (Itália) na final da temporada 1996/1997 e perdeu para o rival Bayern de Munique na edição de 2012/2013.

Nesta edição, o time comandado por Jandon Sancho, Julian Brandt, Karim Adeyemi e Niclas Füllkrug já despachou o PSV (Holanda, nas oitavas), Atlético de Madrid (Espanha, nas quartas) e Paris Saint-Germain (França, na semi).

Jogadores comemorando a classificação do Borussia Dortmund para a final da Champions League - Getty Images

Considerado um dos clubes com a torcida mais apaixonada da Europa, o Borussia Dortmund tentará pintar o continente com as cores amarela e preto. Mas, afinal, o que significa Borussia?

Conturbada fundação

O Borussia Dortmund foi fundado em 19 de dezembro de 1909 por um grupo de jovens que faziam parte do Trinity Youth, um clube que era patrocinado pela Igreja Católica. Porém, descontentes com o tratamento que o padre local dava ao time, os atletas decidiram protestar e fundar seu próprio clube: nascia o Ballspielverein Borussia 09 eV. Dortmund (ou BVB 09)

"Mais de 40 membros da jovem católica Santíssima Trindade, Flurstrasse, reuniram-se às 19:00 no restaurante 'Zum Wildschutz' na Oesterholzstrasse 60, com a intenção de fundar a 'BVB', em parte por amor ao esporte, mas também por raiva do capelão Hubert Dewald, que é responsável pelos assuntos da juventude do Trinity", contextualiza o próprio site oficial do clube.

O presidente e vice-presidente do clube incipiente, Franz Jacobi, anunciou: 'Sou membro do Trinity Youth desde 1902… Nós, jogadores de futebol, temos sido sistematicamente atacados e difamados pela nossa igreja desde 1906. Não podemos mais tolerar isto. Este clube é absolutamente necessário'", continua. 

O site ainda relata que o Padre Dewald tentou intervir pessoalmente para impedir a fundação, mas não obteve sucesso. "Ele e seus seguidores tiveram sua entrada negada, às vezes à força. No entanto, sua aparição fez com que cerca de 20 rebeldes recuassem e apenas '18' verdadeiros Borussen participaram da fundação", completa.  

O time de Dortmund

Ainda conforme recorda o site do clube, Borussia vem do latim e significa 'Prússia' — uma histórica região europeia situada onde hoje encontra-se a Alemanha, Polônia, Lituânia e Rússia, mas o nome foi tirado da cervejaria Borussia.

A propósito, o nome 'Borussia' vem da cervejaria Borussia na rua Steiger Strasse", explica o site.

Na década de 1930, com a ascensão do Terceiro Reich, o Borussia Dortmund teve que se reestruturar para se adequar aos objetivos do regime nazista — algo que aconteceu com diversos outros clubes da época. 

Time do Borussia Dortmund em 1913 - Domínio Público

+ Bayern de Munique foi obrigado a usar suástica em escudo

Com isso, o presidente do clube acabou sendo substituído ao se recusar a ingressar no Partido Nazista. Apesar disso, secretamente, alguns membros do clube usavam os escritórios para produzirem panfletos antinazistas; mas eles acabaram sendo executados nos últimos dias do conflito. 

O clube passou a prosperar depois da recém criada Gauliga Westfalen — a liga de futebol mais importante da província prussiana de Vestfália e do pequeno Estado Livre de Lippe — que funcionou entre 1933 e 1945. 

Nesse mesmo período, o clube desenvolveu uma rivalidade com o Schalke 04 do subúrbio de Gelsenkirchen — o time que ganhou fama por ter Adolf Hitler como torcedor

Com a ocupação dos Aliados pós-Segunda Guerra Mundial, numa tentativa de distanciar as instituições do país do seu recente passado nazi, o Borussia Dortmund foi dissolvido e, tempos depois, quase acabou sendo fundido com outros dois clubes: Werksportgemeinschaft Hoesch e Freier Sportverein 98 (que se tornariam o Sportgemeinschaft Borussia von 1898). 

Entretanto, isso não aconteceu e o clube seguiu com o nome que carrega até hoje, também sendo referido pelas iniciais BVB ('Ballspiel-Verein Borussia', algo como 'Clube Borussia para jogos de Bola').