Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nazismo

O time que ganhou a fama de ter Adolf Hitler como torcedor

Enquanto Hitler esteve no poder, entre 1933 e 1945, o Schalke 04 ganhou seis dos seus sete títulos nacionais. Mas o Führer era torcedor do time de Gelsenkirchen?

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 13/08/2023, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A torcida do Schalke 04 - Getty Images
A torcida do Schalke 04 - Getty Images

Quando grandes ditadores passaram a comandar suas nações, muitos usaram e abusaram do populismo barato para manter a aparência enquanto perpetuavam o mal. No Brasil, por exemplo, Emílio Garrastazu Médici usou o sucesso na Copa do Mundo de 1970 como propaganda da ditadura militar.

Antes disso, em 1934, Benito Mussolini já havia utilizado a modalidade para passar uma imagem totalmente diferente da Itália fascista. Assim, o país não só sediou o mundial de seleções naquele ano como também se sagrou campeão.

A fórmula foi repetida pela Argentina, Espanha, Chile, União Soviética… e até mesmo na Alemanha nazista. Embora Adolf Hitler não simpatizasse tanto assim com a pelota, um clube alemão foi usado como propaganda pela ideologia do Terceiro Reich.

O time de Gelsenkirchen

Em 30 de janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado pelo presidente alemão Paul von Hindenburg como Chanceler do Reich. Começava ali a ascensão nazistas e um dos períodos mais cruéis da História. O Führer só sucumbiu em 30 de abril de 1945, quando, em um ato covarde, tirou sua própria vida dentro de seu bunker.

Durante o governo nazista, porém, não só o Reich 'triunfou', mas dentro das quatro linhas ninguém foi capaz de deter o Schalke 04 — que, quando Hitler esteve no poder, conquistou seis dos seus sete títulos do campeonato alemão: 1934, 1935, 1937, 1939, 1940 e 1942.

Time do Schalke 04 em 1937/ Crédito: Domínio Público

Apesar dos tempos áureos no século passado, hoje o clube sediado na cidade de Gelsenkirchen, no populoso Vale do Ruhr, disputa a 2. Bundesliga — segunda divisão do campeonato nacional.

Conforme aponta o blog de Rafael Reis, no UOL, porém, não existe nenhuma comprovação de que o líder nazista tenha sido um admirador dos Die Königsblauen (Os Azuis Reais). O clube, inclusive, luta para desvincular essa ligação. Mas isso não significa que o Schalke 04 não foi 'usado' pelo Reich.

Propaganda de Goebbels

Devido aos bons resultados do Schalke 04 dentro de campo, o ministro na propaganda nazista, Joseph Goebbels, enxergou uma oportunidade de usar a popularidade do time em prol da ideologia nazista.

Devido ao fato do time de Gelsenkirchen ter sido fundado por trabalhadores braçais e mineiros germânicos — que dedicaram seu suor pela construção da Alemanha — em 4 de maio de 1904, o governo hitlerista passou a classificar o Schalke 04 como um clube ariano.

Na contramão disso, o Borussia Dortmund e Bayern de Munique, por exemplo, lutavam para manter suas origens judaicas. Os vermelhos da Baviera, inclusive, foram perseguidos e obrigados a usarem a suástica nazista em seu escudo.

Mas com o Schalke 04 as coisas foram diferentes. Apesar de Hitler simpatizar mais com a ginástica e o atletismo, descreve Reis, o regime abraçou a onda de sucesso do time — que passou a ganhar torcedores simpatizantes da doutrina hitlerista.

Relação superficial

Mas alguns pontos ajudam a entender como essa relação era apenas superficial. O primeiro deles, levantado em artigo publicado pelo portal Trivela, é justamente as origens de Hitler, que nasceu em 20 de abril de 1889, em Braunau am Inn, na Áustria.

Já sua criação se deu em Viena, principal cidade do país; e sua vida adulta se passou em Munique, no sul da Alemanha. Enquanto Viena fica a mais de 900 quilômetros de Gelsenkirchen, uma distância de mais de 600 quilômetros separa a cidade do Schalke 04 com a outra cidade alemã.

Como se não bastasse, a única referência que liga o Führer ao futebol é sua presença em uma partida dos Jogos Olímpicos de 1936. Mas como essa história veio à tona?

Em 2008, um jornal britânico publicou uma matéria intitulada"Os 50 piores famosos torcedores de futebol". Na lista, o veículo cita que Hitler era torcedor do Schalke 04. O clube de Gelsenkirchen, porém, fez questão de se retratar. Mas a resposta só aconteceu seis anos depois, através de Gerd Voss, então chefe de relações-públicas do Schalke 04:

"O artigo sobre 'Os 50 piores famosos torcedores de futebol', de 26 de novembro [de 2008], tornou-se uma leitura interessante. Até então, desconhecíamos que Adolf Hitler tinha 'uma simpatia' pelo Schalke 04 e muito menos que era torcedor do nosso clube".

Torcida do Schalke 04/ Crédito: Getty Images

"Ficamos curiosos em descobrir o que fez o respeitado 'The Times' afirmar isso como fato. Por isso, verificamos uma e até duas vezes juntamente com o conselho diretivo do clube entre 1933 e 1945 se tinha existido alguma 'Bancada do Führer', por exemplo, e até assistimos a todos os episódios de 'Allo 'Allo' [sitcom britânica que retrata a ocupação germânica em terras francesas] na tentativa de encontrar uma pista. Nada", ironizou Voss.

Descobrimos que ele deve ter sido um torcedor de sofá, porque ele nunca foi a nenhum de nossos jogos, nem mesmo a uma decisão de campeonato ao lado da sua porta, no Estádio Olímpico em Berlim. Talvez ele estivesse muito ocupado com as suas políticas genocidas… ou talvez não fosse um torcedor de futebol", respondeu.

Por fim, o clube ainda usou a 'afirmação' de que Hitler era torcedor do Schalke 04 devido à conquista de seus títulos para fazer uma comparação de que a Dama de Ferro, Margaret Thatcher, seria torcedora do Liverpool pelo mesmo motivo. A ex-primeira-ministra, porém, é odiada na cidade.

"Hitler era 'torcedor' do Schalke porque vencemos a maioria dos títulos durante o seu regime, o que faria então de Margaret Thatcher torcedora do Liverpool. Mas, curiosamente, ela não fez parte da lista", finalizou Gerd Voss.