Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / George Harrison

Cartas revelam triângulo amoroso de Pattie Boyd com George Harrison e Eric Clapton

Embora fosse amigo de Harrison, Clapton enviou cartas para Pattie Boyd enquanto ela estava casada com o Beatle; itens irão a leilão

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 26/02/2024, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton - Wikimedia Commons/Nationaal Archief e Ueli Frey
George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton - Wikimedia Commons/Nationaal Archief e Ueli Frey

Modelo e musa dos anos 1960, Pattie Boyd se casou com o Beatle George Harrison em 1966. Durante quase uma década que estiveram juntos, ela serviu de inspiração para a canção Something

Entretanto, durante esse período, ela passou a ser cortejada por outra lenda do rock: Eric Clapton — que era amigo de Harrison, mas que mostrou todo seu amor pela modelo em diversas cartas. 

Cartas escritas por Eric Clapton - Divulgação

+ A trágica morte do filho de três anos de Eric Clapton que inspirou uma música vencedora de três Grammys

Boyd e George se divorciaram em 1977, apenas dois anos antes de Pattie se casar com Clapton. O casal permaneceu próximo ao Beatle, mas também só durou até 1988. Agora, mais de 30 anos após o término, Pattie Boyd planeja vender as cartas que recebeu do ex-marido. 

O triângulo amoroso

Conforme repercute o Daily Mail, Boyd — que também serviu de inspiração para duas canções de Clapton: Wonderful Tonight e Layla — diz que planeja vender as cartas, pois as considera "dolorosas" de ler. 

Tenho todos elas há tantos anos — há muito tempo", disse a modelo, agora com 79 anos. 

A missiva mais antiga escrita por Eric Clapton, que autorizou as vendas, foi escrita em 1970, portanto, quando ela ainda estava casada com Harrison. Nela, Eric pergunta se ela ainda ama o marido e se possui algum outro amante. Na escrita, Clapton reconhece que seus questionamentos são "impertinentes", mas prossegue:

Se ainda houver um sentimento em seu coração por mim, você deve me informar".

A princípio, aponta o Daily Mail, Pattie teria confundido a mensagem como uma carta de fã, visto que a assinatura estava apenas como "todo meu amor, E". Mas o músico ligou para ela naquela noite para expor seus sentimentos. 

Meses depois, escrita sobre a contracapa do livro 'Of Mice and Men' ('Ratos e Homens'), uma mensagem expressa a tristeza de Clapton por ela ter permanecido com George. No texto, ele ainda descreve tudo o que "sacrificaria" pelo amor da modelo.

Cartas escritas por Eric Clapton - Divulgação

Boyd descreveu a correspondência como "desesperada e apaixonada", e que sempre que a lê, fica "terrivelmente triste", revelou ao The Telegraph. 

Já a correspondência deixada por George, enviadas ao Plaza Hotel em Nova York em 1971, é muito mais objetiva. O músico pede para ela lhe ligar, fala sobre compras, sanduíches de queijo grelhado e que sente sua falta. 

O Telegraph informou que cada carta é estimada em £ 10.000 e £ 15.000 em leilão (algo entre R$ 63 mil e R$93 mil). Outros itens também serão vendidos, como um quadro comprado por Clapton para a amada e uma foto dos Beatles tirada por Eric.