Matérias » Entretenimento

Como Dobby, de 'Harry Potter', tem causado dor de cabeça em cidade galesa?

Personagem é um dos mais amados em universo criado por J.K. Rowling

Fabio Previdelli Publicado em 09/05/2022, às 10h46 - Atualizado em 18/05/2022, às 20h48

Dobby, o elfo doméstico de Harry Potter e o seu curioso 'túmulo'
Dobby, o elfo doméstico de Harry Potter e o seu curioso 'túmulo' - Divulgação/ Warner Bros. Pictures e Divulgação/Vídeo/Youtube

Seja pelos livros ou pela versão cinematográfica, a saga Harry Potter sempre cativou muitos fãs. A obra criada por J.K. Rowling, até hoje, influencia gerações, que cresceram aprendendo a amar cada um dos personagens do universo.

Entretanto, esse apego pelo mundo fictício vem causando uma enorme dor de cabeça no mundo real. Afinal, conforme explica matéria da BBC, a praia de Freshwater West, em Pembrokeshire, no País de Gales, vem sofrendo com a peregrinação de alguns apaixonados pela história do bruxinho.

O motivo é simples: o local foi usado para a filmagem de uma cena do longa 'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1' (2010). Acontece que a passagem em questão é sobre a morte de Dobby, o elfo doméstico que se tornou um dos mais queridos de toda a franquia.

Por lá, um fã acabou deixando uma pedra marcando o ‘túmulo’ do personagem. Logo, outras foram aparecendo em torno do local. Com o passar do tempo, muitos também começaram a deixar meias espalhadas pela praia — já que na narrativa os elfos domésticos conseguem sua liberdade quando são presenteados com uma peça de roupa de seus donos. No caso de Dobby, ele recebeu uma meia de Lúcio Malfoy.

A dor de cabeça

Com a praia tomada por homenagens a Dobby, as autoridades estão estudando o que fazer com todos os objetos. Conforme repercutido pela Rolling Stone, a National Trust, Fundação Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural do Reino Unido, está fazendo uma enquete com a população para saber se o “túmulo” de Dobby deveria permanecer lá ou ser transferido para um “lugar adequado de acesso público, fora do recinto.”

A questão causou um enorme debate entre os moradores locais. À BBC, a residente Victoria MacLean entende a importância do local para os fãs da saga, mas também aponta um grande problema relacionado a isso.

Deixar uma meia nova é lindo, mas depois de um tempo essa meia provavelmente fica coberta de todo tipo de coisa. Quanto às pedrinhas, algumas pessoas se esforçaram para pintar algumas delas, apenas para homenagear um de seus personagens favoritos, e isso é muito bonito”, ressalta.

A enquete, que possui mais de 30 perguntas que inclui questões sobre o trânsito local, estacionamento e até mesmo banheiros instalados na região, ficará disponível até o último dia deste mês.


Para conferir mais notícias curiosas, não deixe de seguir o site Aventuras na História no Google News. São publicados diariamente notícias, reportagens e matérias especiais sobre fatos históricos. Clique aqui para seguir agora mesmo!


O mundo Harry Potter!

Você sabe quais são as diferenças entre os livros e os filmes do universo Harry Potter? Sucesso de vendas, a saga de J. K. Rowling foi adaptada para as telonas e representou um verdadeiro sucesso comercial. Confira aqui as principais diferenças entre as versões.