Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Conheça Yowie, o bizarro 'Pé-Grande australiano'

Diversos são os relatos de pessoas que afirmam terem visto o ser mitológico

Redação Publicado em 26/12/2021, às 05h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Desenho feito após suposta aparição do Yowie em dezembro - Divulgação / AYR / Buck Buckingham
Desenho feito após suposta aparição do Yowie em dezembro - Divulgação / AYR / Buck Buckingham

Uma antiga lenda aborígene sobre uma bizarra criatura que viveria escondida na região do Outback australiano ainda hoje assusta muitas pessoas no país. Bem parecido com o Pé-Grande, o Yowie é um mamífero por vezes chamado de "homem cabeludo da floresta", geralmente descrito como uma criatura imensa semelhante a um macaco e com pelos castanho-alaranjados.

No entanto, as descrições sobre a aparência da fera variam conforme os diferentes relatos. Em geral, podemos dividir esses seres em dois tipos: o primeiro deles pode atingir até três metros de altura, enquanto o segundo não passa de um metro e meio.

Um documento da década de 1880, por exemplo, afirma que o naturalista Henry James McCooey chegou a avistar a criatura em New South Wales. Contudo, ao contrário da maioria das descrições, aquele estranho indivíduo tinha apenas um metro e meio de altura e era “sem cauda e coberto por um cabelo preto muito comprido”.

Representação de um Yowie / Crédito: Seo75 via Wikimedia Commons 

A tribo Kuku Yalanji, que vive no extremo norte de Queensland, possui uma lenda que afirma que sua população coexistiu, durante muito tempo, com os Yowie, ainda que os tenha atacado por vezes.

Avistamento recente

Embora evidências indiquem que a lenda do Yowie seja bem mais antiga, a grande maioria dos relatos de supostas aparições se deu a partir do século 18, sendo algumas delas bastante recentes.

É o caso de três homens que passavam por uma rua escura em Queensland, no dia quatro deste mês de dezembro, quando ficaram de frente com um indivíduo da espécie, segundo informações do site All That's Insteresting.

Não acreditávamos no que estávamos vendo”, declarou Stirling Slocock-Bennett, um dos presentes na ocasião.

“Foi definitivamente um momento assustador para mim. Como eu disse, estava muito confuso e abalado com o que estávamos vendo e, conforme nos aproximávamos, aquilo fazia cada vez menos sentido”.

Representação da criatura / Crédito: Wikimedia Commons / Tim Bertelink

“Inicialmente pensamos que era um javali ou um animal realmente grande, até que nos aproximamos e o vimos fugir de uma forma muito simiesca (semelhante ao macaco)”, disse o segundo homem, Seamus Fitzgerald, quem afirma que o episódio o deixou abalado.

“Nunca tive realmente uma experiência paranormal ou estranha como essa antes”, disse o australiano. “Quase não dormi naquela noite e a sensação de ter visto algo em que nunca acreditei foi avassaladora”.

Em busca do Yowie

O relato do encontro inesperado do trio com a criatura acabou por encorajar outras pessoas a partirem em busca da fera. O próprio Fitzgerald revelou ter ficado bastante intrigado com o caso, de modo que passou a investigar "o que outras pessoas viram e vivenciaram”.

Contudo, apesar dos diferentes relatos, não há qualquer evidência científica que comprove a existência dessas criaturas. Pelo menos, não até o presente momento.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon

Austrália. Guia Visual, de Vários Autores (1999) - https://amzn.to/2GwejrO

Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo (2012) - https://amzn.to/3aqAaRm

Lendas Contos e Tradições do Folclore Brasileiro, de Marco A. Stanojev (2013) - https://amzn.to/3jVzWob

O livro das conspirações, de Edson Aran (2016) - https://amzn.to/2Y5gpIU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W