Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Desinteresse, cópias e competição: Veja 5 países em que o McDonald's faliu

Uma das maiores franquias de fast-food do mundo, o McDonald's já faliu por diferentes motivos pelo mundo; entenda!

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/09/2023, às 17h00 - Atualizado em 18/01/2024, às 10h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa com logotipo do McDonald's - Foto de akiragiulia via Pixabay
Imagem ilustrativa com logotipo do McDonald's - Foto de akiragiulia via Pixabay

Hoje em dia, quando costuma-se viajar para conhecer os mais diferentes lugares do mundo, muita gente costuma ter em mente, entre várias coisas, os variados tipos de comidas que podem ser encontrados. No entanto, mesmo aqueles que não gostam de se aventurar tanto por novos sabores acabam conseguindo se virar, visto que, pelo menos, é muito fácil de se encontrar um McDonald's em qualquer lugar.

A marca, por outro lado, foi fundada em 1940 como um mero restaurante operado por Richard e Maurice McDonald, na cidade de San Bernardino, Califórnia, nos Estados Unidos. O que os irmãos não imaginavam, provavelmente, seria o quanto a rede cresceria.

Logo, muita gente imagina que a franquia, poderosa como é, está presente em todos os lugares do mundo. No entanto, a verdade é que dos 193 países e 17 territórios reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a marca se faz presente em "somente" 119, com pelo menos 35 mil restaurantes espalhados pelo mundo. 

Enquanto a cidade de São Paulo conta com pelo menos 200 estabelecimentos do McDonald's — número este batido em julho de 2021 —, outras regiões do mundo não possuem tantos restaurantes da franquia. Por exemplo, dos 54 países do continente africano, somente quatro possuem sedes da marca.

A razão para a ausência de restaurantes do McDonald's em alguns destes países, no caso, se deve aos mais variados fatores, desde o desinteresse pela marca naquela região, até a proibição por leis. Confira 5 países em que a franquia de fast-food do palhaço não existe mais.

Restaurante da rede McDonald's
Restaurante da rede McDonald's / Crédito: Divulgação/Wikimedia Commons

1. Irã

Hoje conhecido como um grande produtor e exportador de petróleo e gás natural, o Irã é um exemplo de país do Oriente Médio onde não é possível encontrar mais restaurantes do McDonald's. Segundo o UOL, isso até foi possível no passado, até que em 1979 a República Islâmica chegou no país e, desde então, nunca mais conseguiu voltar.

No entanto, mesmo com a saída, é difícil que a rede de fast-food não deixasse marcas, de forma que ela nunca deixou de existir totalmente no país. Isso porque, com a saída do McDonald's, os iranianos criaram uma espécie de "clone" local, chamado "Mash Donald's".


2. Islândia

Já no norte europeu, a Islândia pode ser reconhecida mundialmente por suas exuberantes paisagens, vulcões, gêiseres, fontes termais e campos de lava. Porém, não pode ser reconhecida por ter alguma rede do McDonald's em seu território.

Paisagem da Islândia, um dos países mais remotos do mundo
Paisagem da Islândia, um dos países mais remotos do mundo / Crédito: Foto por Giuseppe Milo pelo Wikimedia Commons

A falência da franquia na ilha nórdica se deu em 2008, devido a dois motivos em especial: o primeiro, e mais específico, é que era muito difícil logisticamente de se conseguir insumos padrões para o McDonald's na região; além disso, a própria população local não teve um grande interesse despertado pelos hambúrgueres.

+ O casal que descobriu batatas fritas de 1960 do McDonald's escondidas em sua casa


3. Barbados

Em meio às inúmeras ilhas existentes no Caribe, na região da América Central, em Barbados só existiu uma única loja do McDonald's na História. Nesse caso, o tempo para falência foi surpreendente: levou somente um ano desde a inauguração até o encerramento da atuação da marca no país.

O motivo para a ruína do McDonald's na ilha caribenha não possui relação com a economia do país. No lugar, a verdade é só que o fast-food não conseguiu competir com os restaurantes de frutos-do-mar já existentes ali, que desbancaram o fast-food.


4. Jamaica

Ainda no Caribe, existe outro país que não conta com estabelecimentos do McDonald's em seu território: a Jamaica. Berço do reggae e do rastafari, o país deixou de contar com lojas da franquia em 2005, apenas 10 anos depois da inauguração. 

Neste caso, não se sabe exatamente qual teria sido a razão para a falência da rede no país. Alguns pontuam a falta de investimentos e infraestrutura, mas uma das teorias mais difundidas é de que os hambúrgueres vendidos não eram grandes o suficiente para satisfazer a população local. Assim, o Burger King, com lanches maiores, teria conseguido manter sua presença.


5. Bolívia

Por fim, a América do Sul também está na lista, com um país que não conta com nenhum estabelecimento do McDonald's desde 2002: a Bolívia. Existiram oito unidades da franquia de fast-food, mas, depois de 14 anos com baixas vendas — devido ao desinteresse dos bolivianos pelos hambúrgueres —, a marca deixou o país, sendo o primeiro do sul do continente a não contar mais com a presença da franquia.

Na época, o próprio presidente da Bolívia, Evo Morales, declarou que o "McDonald’s não está interessado na saúde dos seres humanos, apenas nos lucros da empresa". No entanto, hoje existem boatos acerca de um possível retorno.