Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / OVNIs

Em 1982, um jogo do Vasco no Brasileirão foi eternizado por suposto avistamento de OVNI

Com 24 mil pagantes lotando o estádio, o caso chamou atenção por tratar-se do maior avistamento coletivo de um OVNI

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 15/03/2023, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem poética ilustrada em reportagem do 'Globo Esporte' - Divulgação / TV Globo
Imagem poética ilustrada em reportagem do 'Globo Esporte' - Divulgação / TV Globo

Na noite de 6 de março de 1982, o estádio Pedro Pedrossian, popularmente conhecido como Morenão, no Mato Grosso do Sul, recebia uma partida de relevância nacional pelo Campeonato Brasileiro ao ver o time local, o Operário, enfrentar o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

Em fase eliminatória, a partida reuniu mais de 24 mil pagantes nas arquibancadas da estrutura que, além de presenciar uma vitória da equipe sul-mato-grossense por 2 a 0, acabaram participando do maior avistamento coletivo de um OVNI na história brasileira.

Ainda no primeiro tempo da partida, surgia um objeto não identificado com luzes fortes, sobrevoando o estádio de maneira constante, sem nenhuma movimentação ou desequilíbrio em uma época onde os drones estavam longe de serem criados, como registrou a revista esportiva Lance em reportagem.

O clarão estava direcionado no meio do campo, chamando atenção não apenas dos milhares de torcedores que apoiavam o Operário, mas também dos atletas, que desaceleraram o jogo de maneira a prestar atenção no surgimento dos ares, como disse o árbitro da partida, José de Assis Aragão, à Lance.

Coincidiu de ser em um momento de paralisação da partida, sabe? Assim que iam cobrar uma falta, alguém olhou para cima. Depois, todos que estavam por perto começaram a ver também. Aí a gente nota aquela luz enorme lá em cima. [...] O clarão estava no meio de campo, pendendo um pouco para a esquerda. Todo mundo ficou apreensivo na hora", explica.

Depoimentos

As desconfianças inicialmente suspeitaram de alguma ação da Força Aérea Brasileira durante a interrupção da partida, visto que uma base do FAB estava próxima do estádio, mas não realizaria testes num sábado a noite, ainda mais com tantas pessoas presentes.

Outros relatos, dados ao Globo Esporte, como dos ex-jogadores Cocada e Amarildo, que atuavam pelo Operário, e Rondinelli, do Vasco, detalham que o voo era baixo e sumiu da vista em uma velocidade supersônica, longe de qualquer tecnologia da época. Na mesma reportagem, dois torcedores que testemunharam a intervenção corroboraram a explicação.

Manchete ilustra visualização de OVNI / Crédito: Divulgação / Correio do Estado

A partida era transmitida ao vivo pela TV Globo que, ao revisitar o caso quatro décadas depois, conseguiu localizar o jogo em seu acervo, mas as câmeras não deixaram de capturar o campo, sem registros visuais do avistamento sobrepondo a marquise do estádio.

Mesmo assim, o fato foi noticiado junto ao resultado do jogo pelo principal jornal do estado com ênfase: “Um OVNI, espetáculo na Capital”, apontou a manchete. Desde então, ufólogos reuniram relatos sobre o episódio, apontando que outros sinais de OVNIs foram visualizados em municípios próximos. Contudo, não há registros ou apontamentos oficiais sobre o tal facho de luz, tornando objeto de enigma local.