Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Pelé

Em 1993, Pelé revelou para quem já pediu autógrafo: 'Um dos caras mais inteligentes do Brasil'

O Rei do Futebol teria pedido autógrafos apenas para um número seleto de celebridades; descubra quais!

Ingredi Brunato Publicado em 31/12/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé em retrato fotográfico - Getty Images
Pelé em retrato fotográfico - Getty Images

Edson Arantes do Nascimento, o eterno Peléfaleceu aos 82 anos na última quinta-feira, 29, enquanto estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Ele havia dado entrada no local para tratar uma infecção respiratória e reavaliar seu tratamento de quimioterapia para o câncer de cólon, com o qual o craque foi diagnosticado em 2021. Infelizmente, seus problemas de saúde acabaram resultando em uma falência múltipla de seus órgãos, ao que o antigo camisa 10 veio a óbito. 

A morte do Rei do Futebol, que era considerado o maior futebolista de todos os tempos, acumulando um número recorde de gols durante sua carreira, gerou comoção nacional e internacional.

O brasileiro se aposentou do esporte ainda em 1977, porém seu desempenho de destaque na seleção titular durante as Copas de 1958, 1962 e 1970 — em que o Brasil levou a taça para casa — ainda está vivo na memória coletiva não só da nossa nação como também dos aficionados por futebol de todo o mundo. 

Pelé em registro fotográfico / Crédito: Getty Images

Vale mencionar que, embora Pelé fosse uma celebridade reconhecida globalmente, ele também tinha as figuras que admirava. Em uma famosa entrevista de agosto de 1993 para a filial brasileira da revista Playboy, o atleta revelou, entre outros detalhes pessoais, quem eram alguns desses ídolos. 

Autógrafos 

Como acontece com qualquer um que é venerado por uma legião de fãs, não é segredo que o Rei do Futebol concedeu centenas de autógrafos durante sua vida. Sua popularidade estrondosa é inclusive abordada pelo artigo da revista: 

Pelé não pôde andar em Cuenca, como não pode andar em Nova York ou em Santos, ao contrário do que se supõe por ser a cidade em que vive. Aonde ele vai, um batalhão de adoradores o segue, quer tocá-lo, quer o autógrafo, um beijo, uma palavra", diz o texto. 

Na entrevista, todavia, o atleta revelou as ocasiões — descritas por ele como "poucas" — em que esteve do outro lado dessa interação, tendo sido a pessoa que pediu pelo autógrafo de alguém que admira. A lista inclui alguns artistas famosos e até mesmo um papa: 

Pedi para oChico Anysio, que é um dos caras mais inteligentes que temos no país. Pedi para ele uma mensagem sobre uma foto nossa. Outro para quem pedi a mesma coisa foi para o Roberto Carlos. E pedi para o papa Pio XII e para oJohn Huston. Tenho tudo guardado", relatou a lenda nacional na ocasião. 
Fotografia de Chico Anísio / Crédito: Divulgação/ Wikimedia Commons

O principal alvo da admiração do craque, Chico Anysio, que faleceu em 2012 aos 80 anos, foi um dos grandes humoristas brasileiros da TV nacional, tendo interpretado mais de duzentos personagens satíricos no decorrer de sua carreira, incluindo o educador de cabelos brancos que protagoniza clássico programa "Escolinha do Professor Raimundo".