Matérias » Tecnologia

Era da informação: www (World Wide Web) completa 30 anos

Neste dia, em 1989, o cientista Tim Berners-Lee criava o protocolo que permitiu o acesso democrático à internet

Alana Sousa Publicado em 12/03/2019, às 13h00

Tim Berners-Lee
Reprodução

A rede mundial de computadores (World Wide Web), popularmente conhecido apenas como www, está completando 30 anos. A web é uma forma de organização do conteúdo acessado por meio de uma conexão à Internet, utilizando a linguagem HTML, endereços de URL e documentos em hipermídia, que podem estar em forma de imagens, vídeos, sons e hipertextos.

“Hoje, existe quase 2 bilhões de sites online. Quer os utilize para e-mail, tarefas de casa, jogos ou ver vídeos de animais fofinhos, é provável que você não consiga imaginar a vida sem a web”, escreveu o Google no texto em que apresenta o doodle nesta terça-feira, 12.

Em 1989, o cientista inglês Tim Berners-Lee revolucionou o modo como as pessoas acessam a internet, democratizando-a. A internet já existia, porém era restrita a poucos. Com o protocolo www, Bernes-Lee criou a rede que abriga hoje quase todos os sites existentes.

A origem da revolução tecnológica foi publicada pela primeira vez em um documento chamado “Information Management: A Proposal” (em tradução livre: Gerenciamento de Informação: Uma Proposta), mas apenas dois anos depois, em 1991, o documento foi aprovado pela Organização Europeia de Pesquisas Nucleares (Cern) e Bernes-Lee pode instalar os primeiros servidores.

O primeiro site da rede foi o info.cern.ch. A ideia original, que se perpetua até hoje, era que a web fosse um sistema baseado em quatro pilares principais: universalidade, descentralização, gratuidade e inteligência colaborativa.

Em abril de 1993, o Cern decidiu que a WWW deveria ser de domínio público. Os usuários desse protocolo eram 10 mil no período. Hoje estima-se que metade da população mundial tem acesso à internet.

Nesses 30 anos de existência foram feitas diversas atualizações na web, e apesar de existirem outros protocolos, os que conectam nossos smartphones à internet, o WWW resiste e é o ponto de início da Era da Informação.