Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Assassinos da Lua das Flores

Escolha de DiCaprio e inclusão dos Osage: Veja curiosidades de Assassinos da Lua das Flores

Em entrevista à Aventuras na História, diretora de elenco de Assassinos da Lua das Flores, Ellen Lewis, revela detalhes da produção

Éric Moreira e Isabelly de Lima Publicado em 11/11/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lily Gladstone e Leonardo DiCaprio em 'Assassinos da Lua das Flores' - Reprodução/Paramount Pictures/Apple TV+
Lily Gladstone e Leonardo DiCaprio em 'Assassinos da Lua das Flores' - Reprodução/Paramount Pictures/Apple TV+

No último mês de outubro, chegou aos cinemas o mais novo filme de Martin Scorsese: 'Assassinos da Lua das Flores'. Conhecido por trabalhar em grandes clássicos, como 'Os Bons Companheiros' (1990), 'Touro Indomável' (1980) e 'Taxi Driver' (1976), o longa se provou mais um exemplo do talento do cineasta norte-americano, e é um dos favoritos para a próxima edição do Oscar, um dos mais importantes prêmios de cinema do mundo.

Desde o anúncio do filme, a trama chama bastante atenção, principalmente pelo fato de ser inspirada em um acontecimento real. O filme retrata, em suas quase três horas e meia de duração, uma complexa história envolvendo a nação indígena Osage.

Nos Estados Unidos, vários indivíduos foram assassinados em Oklahoma em meados da década de 1920, em uma trama envolta em disputa por poder, riqueza e que culminaria inclusive na criação do FBI, a principal agência de inteligência e segurança do país.

Os assassinatos dados a partir de circunstâncias misteriosas na década de 1920, assolando os membros da tribo Osage, acaba desencadeando uma grande investigação envolvendo o poderoso J. Edgar Hoover, considerado o primeiro diretor do FBI", descreve a sinopse.

Inspirada em uma tragédia marcante até hoje para os Osage, a produção se viu em um cenário de bastante controvérsia, antes de seu lançamento. Afinal, muito se questionava se Martin Scorsese, por mais que fosse um diretor de cinema renomado, seria o mais apto a retratar a brutal história com uma visão sensível com relação às verdadeiras vítimas da tragédia.

+ 'Assassinos da Lua das Flores': Como é a história real por trás do filme

No entanto, todo o trabalho foi feito com respeito à história dos Osage. Para tanto, Scorsese e sua equipe mantiveram contatos próximos com representantes dos indígenas, inclusive alguns descendentes de vítimas, que contribuíram para o filme.

Visto isso, em entrevista exclusiva à Aventuras na História, a diretora de elenco de 'Assassinos da Lua das Flores', Ellen Lewis, comentou a respeito do trabalho ao lado de Scorsese e ainda revelou alguns detalhes dos bastidores. Confira!

Mollie Burkhart (Lily Gladstone) e Ernest Burkhart (Leonardo DiCaprio) em 'Assassinos da Lua das Flores' / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures/Apple TV+

Inclusão Osage

Uma característica que chama atenção no novo filme de Scorsese, e mais um indício da sensibilidade do diretor em incluir os Osage na produção, é que boa parte do elenco é composto por nativos-americanos.

Ellen Lewis explica que quando começou a trabalhar em 'Assassinos da Lua das Flores', ainda em 2018, logo ligou para Rene Haynes, outra diretora de elenco cuja especialidade é "a casta na comunidade indígena", para auxiliá-la no trabalho.

+ Como a nação Osage participou do processo criativo de 'Assassinos da Lua das Flores'?

Rene tem uma ótima experiência nessa área, mas não dentro da nação Osage. Então, a primeira coisa que falamos sobre foi ter uma audição aberta [...] em Oklahoma", conta a diretora de elenco. "Muitas pessoas da comunidade vieram, e foi uma atmosfera muito confortável. [...] Tínhamos um total de 2.500 pessoas que atenderam à audição."
Antiga fotografia de alguns membros da nação Osage
Antiga fotografia de alguns membros da nação Osage / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Equipe receptiva

Uma característica de Scorsese pontuada por Lewis em entrevista é que ele se mostrou um diretor aberto à inclusão de atores iniciantes, ou mesmo de pessoas que sequer atuaram em seus filmes.

Então, quando a dupla se reuniu para avaliar as audições, esse "foi um ponto de partida fantástico" para uma recriação fidedigna de uma Oklahoma da década de 1920, repleta por Osages que enriqueciam com o petróleo.

Além disso, a diretora de elenco também afirma que Scorsese não era o único receptivo com um elenco sem muita experiência. Ela menciona que Robert De Niro, que já trabalhou muitas vezes antes com o diretor — com 'Assassinos da Lua das Flores', eles completam 11 filmes juntos —, estava habituado em atuar com pessoas inexperientes, bem como Leonardo DiCaprio — em seu sexto filme com o cineasta.

Eles fazem as pessoas que vêm e não têm experiência se sentirem muito confortáveis", afirma Lewis.
Cena de 'Assassinos da Lua das Flores' com os personagens William Hale (Robert De Niro) e Ernest Burkhart (Leonardo DiCaprio) / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures/Apple TV+

Voz ouvida

Desde o lançamento de 'Assassinos da Lua das Flores', uma das atuações que mais recebeu elogios e, de fato, se destaca no longa, é a de Lily Gladstone, que deu vida à Mollie Burkhart, uma mulher Osage casada com Ernest Burkhart (personagem de DiCaprio) e peça importante no filme.

Quando Rene Haynes apresentou o filme 'Certas Mulheres' (2016) — dirigido por Kelly Reichardt — à Lewis, onde conheceu Gladstone, alega ter amado o filme e a atriz. E ela, que ainda não tinha nenhum trabalho grande em seu currículo, "foi imediatamente abraçada por Martin e Leonardo de forma mais criativa", conta a diretora de elenco, e teve sua opinião considerada durante a produção.

"Originalmente, Leonardo [DiCaprio] deveria interpretar Tom White [um oficial de justiça e diretor de prisão americano]", mas "sentiu que a história de amor complicada que ele tem com Molly é uma narrativa muito empolgante para ser contada. Uma história de amor trágica e compulsiva. Então, de novo, acredito que eles trabalharam muito bem juntos. Lily foi abraçada por Marty e Leo para o processo criativo."

Lily Gladstone como Mollie Burkhart e Leonardo DiCaprio ao fundo, como Ernest Burkhart, em 'Assassinos da Lua das Flores' (2023)
Lily Gladstone como Mollie Burkhart e Leonardo DiCaprio ao fundo, como Ernest Burkhart, em 'Assassinos da Lua das Flores' (2023) / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures/Apple TV+

Expectativas

Por fim, Ellen Lewis fala sobre suas expectativas para a temporada de premiações de 'Assassinos da Lua das Flores', cotado como favorito em algumas categorias para o Oscar e outras premiações de cinema relevantes que vão ocorrer nos próximos meses: 

Eu estou incrivelmente orgulhosa do meu contributo e de Rene para esse filme. E eu acho que Martin fez um filme magnífico, que eu espero que seja honrado com tantos prêmios como possível, porque merece."