Matérias » Personagem

A força de Pentesileia: conheça a impressionante história da guerreira Amazona

Apesar do papel fundamental durante a Guerra de Troia, a combatente acabou tendo um trágico fim

Fabio Previdelli Publicado em 07/08/2020, às 09h00

Estátua representando Pentesileia
Estátua representando Pentesileia - Wikimedia Commons

As Amazonas eram uma raça lendária de mulheres guerreiras que viviam em algum lugar na região do Mar Negro — algumas fontes diferem da localização exata. Por serem muito conhecidas, existem diversas histórias populares sobre o grupo.

A mais famosa entre elas é a que diz que as Amazonas não permitiam que nenhum homem vivesse no acampamento. A visitação só era autorizada uma ver por ano para que eles se relacionassem sexualmente com as guerreiras.

As meninas, que nasciam dessa relação, eram treinadas para manter a linhagem. Já os garotos, quando não eram entregues aos pais, eram sacrificados ou deixados à própria sorte.

Batalha das Amazonas / Crédito: Getty Images

 

Outra história que chama a atenção é a que fala da relação entre as Amazonas e o arco e flecha. Dizem que o apreço delas pelo equipamento era tão grande que as guerreiras cortavam um de seus seios para facilitar no manejo do instrumento.

As Amazonas tinham várias rainhas famosas, sendo Pentesileia uma das mais conhecidas. Por sua ligação com o pai e por seu desejo de conflito, Plínio a credita como a inventora do machado de guerra.

Pentesileia

Vista com muito respeito por sua bravura, habilidades com armas e sabedoria, a rainha Pentesileia liderou as Amazonas para Tróia na luta contra os gregos. Filha de Ares, deus da guerra, com Otreta, ela era irmã de Antíopa, Melanipe e Hipólita (conhecida por possuir um cinturão mágico, cuja obtenção foi o nono dos Doze Trabalhos de Hércules).

Ela governou as Amazonas durante os anos da Guerra de Tróia, optando, durante a maior parte da batalha, ficar longe do conflito. No entanto, depois que Aquiles matou Hector, Pentesileia decidiu que era hora das Amazonas intervirem, e o grupo foi em socorro dos Troianos — que eram, afinal, companheiros anatólios.

Destemida, ela atravessou as fileiras gregas, destruindo seus soldados. "A feroz Pentesileia, cinto de ouro preso sob o seio exposto, lidera suas linhas de batalha das Amazonas com seus crescentes escudos de luz ... uma guerreira, uma donzela que ousa lutar com os homens”, escreveu o poeta Virgílio sobre ela.

Embora Pentesileia fosse uma guerreira feroz, sua vida chegou ao fim nas mãos de Aquiles, que se encantou com a ferocidade e força da guerreira. Enquanto ele era atraído por ela com a intenção de encará-la como oponente, ele se apaixonou. Porém, era era tarde demais.

Aquiles a derrotou. Acredita-se, que depois disso, Térsites removeu os olhos da Amazona com uma espada. O ato enfureceu Aquiles que o matou sem pestanejar. Após a morte de Térsites, começou uma grande disputa pelo corpo da guerreira.

Diomedes, primo de Térsites, conseguiu recuperar o corpo de Pentesileia e, após jogá-lo atrás de sua carruagem, o arremessou no rio. Então, Aquiles teria achado o corpo e feito um enterro adequado. Algumas histórias dão conta de que o herói grego foi acusado de necrofilia com o corpo da Amazona e que, inclusive, ela teria dado luz à um filho dele algum tempo depois.

Apesar de sua relevância, a história de Pentesileia não é contada na Ilíada — que termina com o funeral de Hector, antes que as Amazonas chegassem para vingar sua morte. A trajetória delas só seria narrada no épico perdido Etiópida.

A vida e a morte de Pentesileia foram trágicas. Ela é retratada como uma guerreira corajosa e feroz que foi profundamente afetada por ter assassinado acidentalmente sua irmã Hipólita com uma lança. Mas apesar disso tudo, Pentesileia tornou-se sinônimo da força feminina.


++Saiba mais sobre o assunto através de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil

As Amazonas da Antiguidade à Idade Media, Ana Claudia Antunes, 2014 - https://amzn.to/2PZFock

A Guerra de Troia em Versos de Cordel, Fábio Sombra e Mauricio de Sousa, 2015 - https://amzn.to/3687p7u

A guerra de Troia - https://amzn.to/350rqv5

Ilíada. A Guerra de Tróia - https://amzn.to/39jMujt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W