Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

Hobby incomum: O homem que já posou com centenas de túmulos de celebridades

Mark Dabbs gasta grandes quantias para financiar suas viagens a cemitérios de todo o mundo

Ingredi Brunato, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 20/08/2022, às 09h00 - Atualizado em 02/11/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Mark Dabbs com lápide de Bruce Lee - Divulgação/ Arquivo Pessoal
Fotografia de Mark Dabbs com lápide de Bruce Lee - Divulgação/ Arquivo Pessoal

Tirar uma foto ao lado de uma celebridade famosa ou um político importante é o sonho de muitos. O britânico Mark Dabbs gosta de fazer algo semelhante, porém, no caso dele, é adicionado um detalhe macabro: isso porque as pessoas com quem ele quer tirar fotografias já estão mortas, de forma que resta ao homem posar com suas lápides. 

Seu hobby excêntrico, que tem sido exercido por cerca de 30 anos, já o levou a visitar mais de 700 cemitérios ao redor do mundo, de forma que ele fez viagens para os mais diferentes países em busca dos melhores túmulos.

Durante sua trajetória de vida, o britânico de 49 anos já visitou desde os mais populares locais de descanso, como os da atriz Marilyn Monroe e do presidente norte-americano John F. Kennedy, que atraem grandes grupos de turistas todos os anos, até os mais desconhecidos. 

Fotografia de Mark Dabbs com lápide de Charles Chaplin  / Crédito: Divulgação/ Arquivo Pessoal 

Por vezes, precisou fazer uma espécie de "caça ao túmulo" para descobrir onde certas figuras públicas estavam enterradas. Curiosamente, Dabbs encontrou outras pessoas empreendendo buscas semelhantes em meio às suas viagens: 

Tive diversas conversas interessantes com pessoas quando tentei encontrar os túmulos e muitos estão realmente interessados”, contou ele, segundo repercutido pelo jornal Daily Star. 

Desventura 

Um dos maiores apertos pelos quais o britânico passou exercendo seu hobby, contudo, não foi com uma dessas lápidez menos conhecidas, e sim durante sua visita ao destino final do presidente estadunidense Theodore Roosevelt.

Na ocasião, o local estava deserto, mas Dabbs decidiu ir fazer sua captura fotográfica mesmo assim, uma escolha que quase lhe causou grande arrependimento depois. 

Encontrei uma escada de metal perto — eles estavam fazendo alguma obra — e subi para tirar a foto, mas depois a escada caiu. Achei que ficaria preso lá por horas", narrou. 

Felizmente, a situação se resolveu sem que o britânico precisasse passar a noite com o falecido líder dos Estados Unidos: "Consegui prender o degrau inferior com meu tripé e puxá-lo. Você pode apostar que eu estava muito, muito aliviado por estar saindo de lá!", completou, também de acordo com o Daily Star. 

Comprometimento 

Um detalhe de relevância é que, para continuar conseguindo seus cliques macabros, o britânico evidentemente precisou desembolsar muito dinheiro. Ainda de acordo com o veículo, o hobby de Dabbs já lhe custou cerca de 160 mil euros ao longo dos anos, ou o equivalente a aproximadamente 800 mil reais, quando convertido para nossa moeda. 

É claro que, além de visitar os cemitérios internacionais, o homem já explorou bem as lápides valiosas que sua terra natal tem a oferecer. 

No Reino Unido, provavelmente visitei centenas de túmulos famosos, visitei todos os túmulos de nossos primeiros-ministros – exceto os três que não tinham túmulos", relatou Dabbs ainda. 

Recomendações do especialista

Uma dos memoriais favoritos do britânico na Inglaterra é o de Sir Roger Bannister, um atleta recordista de média distância, que fica localizaod em Oxford. Já para quem quer visitar a Escócia, é indispensável, na opinião de Dabbs, dar uma passada nas lápides do poeta Robert Burns, do piloto de corrida Jim Clark ou do autor de Peter Pan, JM Barrie.

Fotografia de Mark Dabbs com lápide de León Trotsky / Crédito: Divulgação/ Arquivo Pessoal 

Ainda segundo o Daily Star, o homem está longe de se cansar de seu passatempo macabro, e está planejando inclusive uma viagem futura para a Rússia a fim de passar em alguns cemitérios memoráveis. 

"Estou muito interessado em história e assuntos mundiais e gostaria de voltar a Moscou para pegar Stalin como fiz com Churchill e Roosevelt", explicou Mark Dabbs