Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Sobrevivendo a Ted Bundy: conheça Kathy Kleiner, a mulher que escapou do serial killer

A jovem foi uma das mulheres que conseguiram sobreviver ao brutal ataque do sádico assassino

Giovanna de Matteo, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/10/2020, às 10h00 - Atualizado em 04/06/2021, às 14h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de Ted Bundy (à esq.) e Kathy Kleiner (à dir.) - Creative Commons
Montagem de Ted Bundy (à esq.) e Kathy Kleiner (à dir.) - Creative Commons

Em janeiro de 1978, Kathy Kleiner Rubin tinha apenas 20 anos quando sofreu com a fúria do sádico serial killer Ted Bundy. Na ocasião, o assassino invadiu seu quarto na Florida State University.

Por sorte, a vítima conseguiu sobreviver ao brutal ataque. Contudo, outras colegas da jovem não tiveram a mesma sorte que ela.

Segundo a Rolling Stone EUA, em 2019, a mulher revelou a importância em não deixar os crimes do serial killer caírem no esquecimento.

“Ele viveu, respirou e fez o que fez. E em algum momento ele era, possivelmente, uma pessoa real. Acho bom as pessoas lerem livros sobre Bundy... Eles precisam saber que existe o mal lá fora, mas eles podem controlá-lo”, disse ela conforme divulgou a Rolling Stone EUA.

A vida antes do ataque 

Kathy Kleiner nasceu em 1957, e quando tinha apenas 5 anos perdeu seu pai biológico. Depois de um tempo, sua mãe Rosemary casou-se com Harry Kleiner. A criança teria ganhado um padrasto gentil e amoroso. A sua infância não foi nada fácil. Ela teve que enfrentar um diagnóstico de lúpus e um tratamento com quimioterapia que a deixou muito fragilizada, tendo então que continuar seus estudos em casa.

No outono de 1976, Kleiner se matriculou na FSU em Tallahassee. No seu segundo ano seus pais convenceram-na a se mudar para a casa da fraternidade chamada Chi Omega, pois acreditavam que lá ela estaria mais segura. Assim fez.

Vítima do lunático

Bundy foi parar em Tallahassee como fugitivo. Embora ninguém soubesse oficialmente de seus brutais assassinatos, naquele momento ele já teria matado dezenas de mulheres em Washington, Utah e Colorado, entre outros crimes.

Cena da série Ted Bundy: Apaixonada por um Assassino (2020), do Prime Video / Crédito: Divulgação / Prime Video

Assim, acabou sendo preso por suspeita de sequestro e uma acusação de assassinato. Aprisionado na cadeia de Glenwood Springs, Colorado, ele acabou escapando e partindo para a Flórida, onde alugou um quartinho perto da Chi Omega.

Foi então por volta das 2h45 de 15 de janeiro de 1978, que Bundy dirigiu-se à casa da irmandade, onde encontrou duas brechas: uma pilha de lenha do lado de fora e uma fechadura quebrada na porta dos fundos. Ele, entusiasmado e com sede de sangue, apunhalou um tronco de madeira, entrou na casa e subiu ao segundo andar.

Ao se deparar com o primeiro quarto, ficou maravilhado com Margaret Bowman, que dormia sozinha. Logo o psicopata aproveitou o momento e acertou um golpe em sua testa e a estrangulou com uma meia-calça.

Entretanto, ele ainda não estava satisfeito, e se dirigiu para outro quarto, onde espancou, estuprou e estrangulou Lisa Levy. Além disso, Lisa foi abusada sexualmente com um pote de spray de cabelo e recebeu várias mordidas por todo o corpo. As marcas dos dentes de Bundy seriam a primeira prova física que o ligava aos seus crimes.

Depois ele se dirigiu à outro quarto, que por sorte se encontrava muito escuro, o que fez com que o assassino tropeçasse em um pequeno baú entre a cama de Kleiner e de sua companheira de quarto, Karen Chandler, e logo elas acordaram.

“Lembro-me do barulho de alguma coisa caindo e isso me acordou”, afirmou Kleiner em entrevista a Rolling Stone EUA. “O quarto estava escuro e eu não estava de óculos, mas me lembro de ter visto uma "figura" pouco iluminada. Eu não conseguia nem ver que era uma pessoa. Eu vi o porrete, o vi levantá-lo sobre a cabeça e atirar em mim... Na primeira vez, não doeu. Foi uma pressão, como se alguém apertasse seu braço. E então ele me bateu novamente. E eu acho que foi quando ele me bateu no rosto e quebrou meu queixo em três lugares e eu desmaiei. Mas isso é o que mais me lembro: ele erguendo o porrete e derrubando-o em cima de mim ”.

Luz no fim do túnel

Depois do ataque à Kleiner, ele tentou abater Chandler, entretanto, antes que pudesse tirar a vida de qualquer uma das garotas, o quarto se encheu de luz. “Eu vi a luz, era como a luz de Deus”, lembra Kathy. Do lado de fora da casa, uma colega da fraternidade chamada Nita Neary estava saindo do carro do namorado. Sem cortinas, os faróis do carro brilharam direto sobre as janelas do quarto.

Bundy no momento da execução / Crédito: Divulgação / Arquivo dos Estados da Flórida

E parece que foi assim que uma mulher conseguiu apavorar o serial killer Ted Bundy, que ao ver aquela luz, saiu correndo pelas escadas. Neary conseguiu vê-lo enquanto fugia. Ela o avistou, e mais tarde, seria a única que conseguiria testemunhar.

Enquanto Nita estava contando a uma amiga o que tinha visto, Chandler caiu para fora de seu quarto, coberta de sangue. Quando elas foram ajudá-la, viram Kleiner sentada em sua cama em estado de choque. Pouco tempo depois os paramédicos chegaram na irmandade, levando os cadáveres e tentando salvar aquelas que ainda estavam vivas. 

Depois de uma semana hospitalizada, a polícia levou Kathy de volta ao local do crime, para que ela pudesse identificar um possível roubo. A cena ficaria marcada em sua mente para o resto da vida: “Havia sangue espalhado por toda a parede. Tudo acabado” ela explica. 

Traumatizada por Bundy, ela passou os próximos meses se recuperando na casa de seus pais, enquanto policiais disfarçados vigiavam os arredores. Afinal, ela tinha acabado de sobreviver a um encontro com um dos homens mais perigosos do país.

Bundy finalmente foi pego em 15 de fevereiro daquele ano. O julgamento do criminoso começou na primavera de 1979. Quando chegou o dia de sua testemunha, ela encontrou com ele pela primeira vez desde o incidente, e ele fissurava seus olhos nela, de um jeito apático. “Ele estava apenas me encarando”, contou ela. “Eu não estava com medo, não estava com raiva, tanto quanto uma... sensação de vômito. Foi tão ruim. Foi nojento".

Apesar do trauma, ela se empenhou em responder todas as perguntas e em um contra ataque, ela também, com muita força, olhou diretamente para ele enquanto o acusava. Em 24 de janeiro de 1989, ele foi morto depois de ser condenado à morte por cadeira elétrica.


+Saiba mais sobre serial killers por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/2xccb7L

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W