Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Michael Jackson

Mara Maravilha disse que Michael Jackson a imitou?

Em entrevista ao podcast Inteligência LTDA, em 2022, a artista alega que o Rei do Pop plagiou uma conhecida obra de sua autoria

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 15/03/2023, às 18h43 - Atualizado em 16/03/2023, às 18h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mara Maravilha durante entrevista e o eterno Rei do Pop, Michael Jackson - Reprodução / Vídeo e Getty Images
Mara Maravilha durante entrevista e o eterno Rei do Pop, Michael Jackson - Reprodução / Vídeo e Getty Images

No ramo musical, é extremamente comum que um artista se inspire em outro para produzir seu próprio conteúdo musical, e também seus clipes, até mesmo identidade visual. Alguns nomes batem recorde de referências, como Elvis Presley, o Rei do Rock, e Michael Jackson, o eterno Rei do Pop.

Quando citamos esse último, diversos artistas internacionais e nacionais já admitiram se inspirarem na figura do Rei do Pop para suas próprias criações, como é o caso de Bruno Mars e até mesmo Justin Bieber, que já confessaram a inspiração no cantor.Michael influenciou muitas pessoas, com sua voz, dança e estilo de vida, se tornando uma figura icônica até depois de sua morte, em 2009.

No último ano, uma artista brasileira alegou durante uma entrevista ao podcast Inteligência LTDA, que Jackson teria se inspirado nela para produzir o clipe de um de seus maiores hits. A artista era ninguém mais ninguém menos que Mara Maravilha.

Cantora e atriz brasileira, Mara Maravilha - Crédito: Reprodução / Redes sociais / Instagram

Pioneira?

Mara Maravilha, de 55 anos, é uma apresentadora e cantora brasileira, que já realizou diversos trabalhos na televisão aberta, incluindo o de apresentadora de programa de televisão. Na década de 1990, Mara investiu na carreira de cantora, e lançou a canção ‘Jesus Cristo, eu estou aqui’. A música se tornou muito conhecida décadas antes ao ser gravada por outro artista famosos: Roberto Carlos.

O videoclipe, por outro lado, acende uma curiosidade. Ele foi gravado no Pelourinho, em Salvador, na Bahia, junto do grupo Olodum. O vídeo contém Mara e o grupo musical passeando na parte mais conhecida do Centro Histórico de Salvador, dançando ao som da canção. Mara aparece vestida de branco. Confira o vídeo:

Passagem ao Brasil

Michael Jackson, em 1996, lançou o videoclipe da música ‘They Don’t Care About Us’, que foi gravado durante a passagem do cantor pelo Brasil. A canção retrata um desabafo das populações mais esquecidas do país, evidenciando o “esquecimento” das pessoas mais pobres pelo governo.

Apesar de a música em si ter outro significado e um estilo muito diferente, o vídeo traz similaridades ao de Mara. Michael também aparece com vestimentas brancas no clipe, que traz a participação do grupo Olodum. Todos estão passeando pelas ruas do Pelourinho, atraindo a atenção de muitos curiosos, com a passagem do Rei do Pop em suas ruas.

Confira o clipe de Michael:

Cópia?

Em entrevista ao podcast Inteligência LTDA, em 2022, Mara Maravilha afirma que Jackson copiou seu trabalho. Quando ela comenta o caso, pergunta a uma pessoa de sua equipe a data de lançamento de ambas as produções, e um homem diz “1996 a do Michael, 1993 a sua”. Em seguida, ela diz bem alto para o apresentador: “O Michael me imitou”.

Na época, Maravilha tinha contrato com a produtora EMI-Odeon, que foi a responsável pela gravação de seu hit. Ela detalhou como ficou sabendo da chegada de Michael:

Chegou ao meu conhecimento, porque na época eu fui dirigida pelo Flávio Couto, uma coreografia de Deborah Colker, e aí me falaram ‘ó, vai vir uma galera de uma produtora do exterior gravar com a mesma pegada’. E se você for analisar o meu clipe, de ‘Jesus Cristo’ e o clipe do Michael, tem takes muito exatos”.

Acredita-se que a produtora mostrou em seu catálogo o clipe da artista brasileira, que acabou agradando a equipe estrangeira.Mara ainda afirma que foi “pioneira ali no Pelourinho”.