Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Caixão

Vítima de abusos e violência: O que disse a mulher que passou 7 anos presa

A história assustadora do caso de 1984 inspirou o sufocante filme ‘A Garota na Caixa’

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 18/01/2023, às 19h41 - Atualizado em 23/03/2023, às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'A Garota da Caixa' - Divulgação / Lifetime
Cena do filme 'A Garota da Caixa' - Divulgação / Lifetime

Uma garota de 20 anos precisava chegar até o aniversário de um amigo. Pela pressa, a jovem Colleen Stan decidiu que pegaria uma carona até o local da festa, e achou que estava em seu dia de sorte quando um casal com um bebê parou o carro para a ajudar.

Mas algo muito estranho aconteceu. Ao invés de deixar a jovem na festa, o casal dirigiu 300 quilômetros até sua casa inóspita em Red Bluff, na Califórnia. Lá, Cameron Hooker, 23, e sua esposa Janicetrancaram a moça em uma espécie de caixão.  O casal de sequestradores a mantiveram embaixo da cama por longos 7 anos.

Colleen só saía de lá quando o casal decidia que queria estrupá-la ou torturá-la. Stan foi eletrocutada, machucada, e teve o corpo esticado em uma prateleira por Hooker, quem também a obrigou a assinar um contrato de escravidão, ameaçando matar a ela e a sua família caso escapasse.

Sexto sentido

Colleen deu uma entrevista à People e contou que sempre pegava caronas, que era hábito, mas enquanto estava com Hooker e Janice, teve uma sensação inexplicável no caminho. No trajeto, o homem teria parado em um posto de gasolina, para que a jovem usasse o banheiro. "Uma voz me disse para pular pela janela e correr sem olhar para trás", disse ela.

Porém, Stan ignorou a intuição e voltou para o carro. Quando voltou ao veículo, ela encontrou ao seu lado do assento uma caixa de madeira com buracos. De início, a jovem não entendeu o que era, mas logo descobriu que se tratava de uma “caixa de cabeça”. Meia hora depois, o homem entrou por um caminho de terra, e lá, o pesadelo de Colleen começou.

A vítima foi amarrada e sufocada antes de ter sua cabeça trancada na caixa de madeira, feita com material à prova de som, para deixá-la quieta. O objeto tinha 90 cm por 180 cm, sendo muito pequena para sua cabeça, sendo forçada a ficar sentada o dia inteiro.

Quando chegou a uma casa, ela foi levada ao porão, onde foi espancada e estuprada e, logo depois, fora obrigada a assistir o casal fazendo sexo para comemorar seu sequestro. “Eu tinha certeza que iriam me matar", disse ela, segundo o UOL.

Cena do filme 'A Garota na Caixa', representando a caixa de cabeça usada por Colleen - Crédito: Divulgação / Lifetime

O caixão

Quando o casal se mudou, Hooker construiu uma caixa em formato de caixão que ficava embaixo da cama deles. Colleen permanecia 23 horas por dia dentro da estrutura. Enjaulada no escuro e sem se movimentar, ela utilizava um penico para fazer suas necessidades, se movendo com os pés.

A caixa era muito quente, no verão, a temperatura chegava a 38ºC, ainda que um ventilador jogasse ar na caixa através de um buraco. Ela não podia fazer nenhum barulho e não pôde sair de debaixo da cama nem mesmo quando Janice deu à luz ao segundo filho, na mesma cama. Durante todo o dia, a jovem era privada de água e comida, e à noite era retirada da caixa para começar a sessão de tortura.

“A Companhia”

A moça sofreu lavagem cerebral, a fazendo acreditar que Hooker participava de uma organização chamada “A Companhia”, que, caso ela tentasse escapar, iria “pregá-la na cruz” e a matar. "Hooker dizia: 'se você não fizer como eu digo, temos pessoas que vão machucar sua família'". Foi assim que ela assinou um contrato de escravidão.

Ela precisava então chamar Cameron de “mestre” e Janice de “senhora”, além de ter sido rebatizada de “K”. Depois de 3 anos sequestrada, Cameron a levou para ver a família, se apresentando como seu namorado. Ela foi deixada a sós com os pais, mas disse que estava feliz.

Os pais aceitaram sua versão pois acreditavam que ela tinha entrado para uma seita. Após um certo tempo, Colleen teve permissão para sair da caixa por períodos maiores, para cuidar do jardim e das crianças, mas não tentou escapar por medo da “Companhia”.

Colleen Stan, hoje, aos 64 anos - Crédito: Reprodução / Vídeo

Foi em uma conversa com Janice que ela entendeu como a mulher chegou a esse ponto. A “senhora” contou que também foi espancada e estuprada por Hooker, quando ainda tinha 15 anos, e acabou assinando um contrato com ele, que a obrigada a ajudá-lo no sequestro de uma nova jovem para ser “escravizada”.

Desfecho do caso

Janice levou a jovem Colleen para uma estação de ônibus, em agosto de 1984, e foi embora com suas filhas. A jovem então ligou para Hooker e disse que estava fugindo. Por meses, ela não reportou seu sequestro e abuso para a polícia e manteve contato com Cameron, na esperança de que ele fosse “mudar”.

A responsável pela prisão de Hooker foi a própria Janice, que o culpou pelo sequestro, tortura e assassinato de Marie Elizabeth Spannhake, desaparecida em 1976. Por testemunhar contra o marido, ela conseguiu imunidade jurídica, já Cameron foi condenado a 104 anos de prisão.

Foi até mesmo sugerido durante o julgamento que Colleen sofria de Síndrome de Estocolmo, que acontece quando, pelo intenso estresse vivido, pessoas sequestradas criam empatia pelo sequestrador. Stan contou que começou a se importar com Hooker quando ele mostrou alguns sinais de afeição, como, por exemplo, quando ele a deu uma Bíblia.

Eu aprendi que poderia ir a qualquer lugar da minha mente. Você simplesmente remove si mesma da situação real e vai para outro lugar. Vai para algum lugar bom, com pessoas que você ama. Qualquer coisa que te faça feliz”, disse ela.

Agora com 64 anos, Colleen estudou contabilidade e teve uma série de casamentos que não terminaram bem. A história de sua vida inspirou o filme ‘A Garota na Caixa’, de 2016.