Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Cinema

Napoleão e Samantha: Veja como o filme de 1972 quase matou Jodie Foster

Jodie Foster foi indicada ao Oscar, com apenas 13 anos, por seu papel em Taxi Driver. Mas isso quase nunca aconteceu por um incidente em filme de 1972

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 28/01/2024, às 13h00 - Atualizado em 30/01/2024, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jodie Foster em 'Napoleão e Samantha' e em foto atual - Divulgação e Getty Images
Jodie Foster em 'Napoleão e Samantha' e em foto atual - Divulgação e Getty Images

Em 1976, Jodie Foster, então com 13 anos, já havia sido indicada ao Oscar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel memorável em 'Taxi Driver', de Martin Scorsese. A indicação representou um ano mágico, ainda marcado por participações em 'Ecos de Um Verão', 'Bugsy Malone', 'A Menina do Fim da Rua' e 'Um Dia Muito Louco'. 

Foster conseguiu algo raro: ser alguém tão jovem a fazer parte de cinco lançamentos que foram bem recebidos num período de apenas um ano. Todas as produções, aliás, em gêneros tão díspares. Nada menos do que notável. 

Porém, podemos dizer que Jodie Foster teve sorte para isso. Não contestando sua capacidade como atriz, que ao longo de sua carreira venceu dois Oscar, três BAFTA e três Globos de Ouro. Muito pelo contrário.  

Acontece que, quatro anos antes, a estrela enfrentou a morte enquanto participou do filme 'Napoleão e Samantha' (1972). Entenda!

+ Mortes no set de gravações: os trágicos bastidores de No Limite da Realidade

Napoleão e Samantha

Logo em seu segundo filme, Jodie Foster foi escalada para viver um dos protagonistas do filme 'Napoleão e Samantha', dirigido por Bernard McEveety. E foi justamente no longa que ela enfrentou uma situação que jamais esquecerá. 

O drama narra a trajetória de um menino órfão de 11 anos que passa a viver na fazenda de seu avô nos confins do Oregon. Os dois concordam em adotar um leão idoso chamado Major quando o palhaço de circo com quem fizeram amizade é forçado a retornar à Europa.

Quando seu avô morre de causas naturais, Napoleão pede ajuda para Danny, um estudante que trabalha como pastor de ovelhas durante o verão (com quem fez amizade), para enterrá-lo; temendo parar em um orfanato. 

Quando Danny vai embora, Napoleão e Major tentam sobreviver sozinhos, mas as autoridades começam a investigar o desaparecimento do avô. Assim, Napoleão parte em busca de Danny — em uma jornada junto de sua amiga Samantha. 

Cena de Napoleão e Samantha/ Crédito: Divulgação

Deixando de lado o enredo, que pode parecer um tanto quanto bizarro, o filme ainda teve um grande incidente em seus bastidores. Como se pode imaginar, usar leões de verdade em produções cinematográficas tem um potencial enorme de algo dar errado. 

Um 'terremoto'?

Em entrevista, anos depois, ao The Tonight Show, Jodie Foster recordou o momento. Segundo a atriz, ela gravava uma cena onde caminhava com Major. "Eu estava andando na frente dele. Ele estava preso a uma coleira invisível, uma corda de piano". 

Ele se cansou de eu ser lenta, me pegou [com a boca], me segurou de lado e me sacudiu como uma boneca", disse ela em 2017. 

Jodie ainda explicou que, num primeiro momento, não teve dimensão do que estava acontecendo: "Fiquei em choque e pensei que fosse um terremoto. Me virei e vi toda a equipe correndo na outra direção". 

O treinador então disse: 'Largue isso'. Ele abriu a boca e me largou", completou. 

Relato antigo

Em janeiro de 1977, quando Jodie Foster tinha apenas 14 anos, ela foi entrevistada por Andy Warhol e Catherine Guinness para a revista Interview, e deu mais detalhes da situação. 

+ O ataque de avestruz que fez Johnny Cash ter uma recaída;

"Isso foi no meu segundo filme. Eram dois leões: um substituto, chamado Zambo, e outro de 25 anos, chamado Major, que estava com todos os dentes arrancados e não podia fazer nada. Estava muito quente, tipo quatro horas da tarde, e você não deveria trabalhar com leões depois das três", começou.

"E Major não queria fazer aquilo, então eles pediram que Zambo fizesse em seu lugar. Finalmente conseguimos a chance. Eu estava subindo a colina e o leão estava atrás de mim, sendo puxado por uma corda de piano — essa era a única maneira de fazê-lo avançar. E eu não estava andando rápido o suficiente. Ele deu a volta e me mordeu, eu rolei morro abaixo...", continuou. 

Cena de Napoleão e Samantha/ Crédito: Divulgação

Warhol perguntou se Jodie processou a equipe de filmagem, o que ela disse não ter feito, mas completou que suas despesas médicas foram custeadas. "Eu tinha nove anos. Achei que se conseguisse superar isso, poderia ser atriz para o resto da vida".

"Você tem uma cicatriz?", questionou Andy. "Só tenho uma covinha fofa nas costas", finalizou a atriz; que continua com a marca até hoje. Segundo a matéria da Interview, por conta do episódio, ela desenvolveu ailurofobia — a popular 'fobia de gatos'. 

Por fim, relata matéria do portal Far Out, um ponto curioso em toda essa história é que o leão que mordeu Jodie Foster foi o mesmo que atacou Bob Denver em um episódio de Gilligan's Island, em 1966.