Matérias » Cinema

Mortes no set de gravações: os trágicos bastidores de No Limite da Realidade

Durante as gravações da obra cinematográfica, um veterano de Hollywood e duas crianças morreram após um bizarro acidente

Isabela Barreiros Publicado em 08/09/2020, às 10h03

Cena do filme No Limite da Realidade (1983)
Cena do filme No Limite da Realidade (1983) - Divulgação

Segurança para os envolvidos com filmes em sets de filmagem nem sempre foi uma realidade. Por mais que o público muitas vezes adore observar explosões e cenas de ação perigosas nas telas, o fenômeno já foi responsável por causar terríveis acidentes durante gravações. Envolvendo mortes ou não, muitos foram os filmes que causaram sofrimento a seus atores.

No Limite da Realidade (Twilight Zone: The Movie, em inglês) é conhecido por ser um dos filmes que obrigou diretores e produtoras de longa-metragens a estabelecerem regras rígidas para a segurança das pessoas presentes nos locais de filmagem. Essa também foi a primeira vez que um diretor de cinema enfrentou um processo judicial devido às consequências dos acontecimentos do seu trabalho.

Durante as gravações, que estavam acontecendo em 1982, um ator veterano de Hollywood e duas crianças morreram em um insólito acidente aéreo. A tragédia aconteceu durante a gravação de uma cena do filme em questão.

Crédito: Divulgação

 

Vic Morrow era Bill Connor, o protagonista que voltava no tempo até a Guerra do Vietnã. Lá, ele passa a proteger duas crianças das tropas estadunidenses que invadiam o local — Renee Chen e Myca Dinh Le, atores mirins. Tudo seguia como o planejado até que, no último dia de filmagens, aconteceu um problema com o helicóptero em uma das cenas finais.

A passagem deveria acontecer pela noite. O personagem de Morrow estava tentando salvar ambas as crianças, que estavam sendo perseguidas por soldados das tropas americanas. Ele deveria sair de uma vila deserta e atravessar um rio raso, fugindo de um dos helicópteros dos invasores.

 No entanto, como já foi dito, as coisas não saíram como o esperado. Por estar voando baixo, o veículo acabou perdendo o controle. Mas além disso: ao cair, matou os três envolvidos na cena.

Morrow e Le foram decapitados pelas pás do rotor principal do helicóptero. Chen foi esmagado até a morte pela derrapagem direita do helicóptero. Quase instantaneamente, os atores perderam suas vidas em um tétrico acidente durante a gravação de No Limite da Realidade.

Crédito: Divulgação

 

Depois do incidente, o diretor John Landis e outras quatro pessoas responsáveis pelo projeto do filme foram processadas pelas famílias das vítimas. Eles foram acusados de homicídio involuntário, sendo a primeira vez que um diretor enfrentava tal situação na justiça.

Além da tragédia, eles também estavam sendo acusados por terem violado regulamentos de condições de trabalho das crianças. As gravações ocorria, na Califórnia, Estados Unidos, e, de acordo com a regulamentação do estado americano, os jovens não poderiam trabalhar durante à noite, lei que estava sendo infringida pelos produtores do filme.

O julgamento foi duro e longo. Após quase um ano, os cinco réus foram absolvidos pelo juiz. Ainda assim, as famílias novamente entraram com ações contra o diretor, o co-diretor Steven Spielberg e a produtora de filmes Warner Brothers.

Devido à morte dos três atores e também à ação criminal consequente, o longa-metragem fez com que novos procedimentos e padrões de segurança fossem introduzidos à indústria cinematográfica.


++Saiba mais sobre acidentes aéreos através de obras disponíveis na Amazon Brasil:

Caixa-preta: O relato de três desastres aéreos brasileiros, Ivan Sant'Anna (2000) - https://amzn.to/383wnWx

O Dia Em Que Morri Em Um Desastre Aéreo, João Saraiva (2019) - https://amzn.to/3baFAyd

Voo 1907: Colisão Aérea: Os Bastidores da Investigação, Fernando A. Siqueira (2006) - https://amzn.to/2vW1SUb

A sociedade da neve, Pablo Vierci (2010) - https://amzn.to/32qYP1w

Milagre nos Andes: 72 dias na montanha e minha longa volta para casa, Nando Parrado e Vince Rause (2006)https://amzn.to/2MM2oc6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W