Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / O Iluminado

O Iluminado: O que aconteceu com o machado usado por Jack Nicholson?

Em 2022, a arma presente em uma das cenas mais famosas da produção ganhou um novo dono; entenda!

Ingredi Brunato Publicado em 23/09/2023, às 08h00 - Atualizado em 01/02/2024, às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem mostrando o machado e cena do filme "O Iluminado" - Divulgação/ Gotta Have Rock and Roll
Montagem mostrando o machado e cena do filme "O Iluminado" - Divulgação/ Gotta Have Rock and Roll

Em abril de 2022, um evento realizado pela casa de leilões Gotta Have Rock and Roll, localizada no estado norte-americano da Califórnia, nos EUA, colocou à venda um item inesquecível da história cinematográfica: o machado usado por Jack Nicholson no filme "O Iluminado". 

"O machado é exibido em uma caixa de 25 x 2,5 x 40,5 com fotos do filme. Muito bom, vidro já em condição de 'usado'", detalhava a descrição disponibilizada pelo site do estabelecimento a respeito do objeto. 

A obra 

O filme de 1980, que foi baseado no livro homônimo do gênio do terror, Stephen King, e contou com a direção do brilhante Stanley Kubrick, se tornou um dos maiores clássicos de Hollywood.  

Jack Nicholson, por sua vez, dá vida ao protagonista da história, o assustador Jack Torrance, um escritor que se mudou com a família para um hotel remoto a fim de realizar a manutenção do lugar durante o inverno — um trabalho que demanda pouco tempo, assim lhe permitindo se dedicar à escrita de uma nova obra. 

Durante a progressão do enredo, entretanto, Jack vai perdendo a conexão com a realidade e se tornando cada vez mais violento com sua esposa e seu filho pequeno, o que culmina em uma eletrizante perseguição durante a qual ele empunha um machado ameaçadoramente. 

Uma das cenas mais icônicas de "O Iluminado" é justamente aquela em que ele usa arma para quebrar a porta de um banheiro onde sua parceira, Wendy (interpretada por Shelley Duvall), se esconde. A certo ponto, ele encaixa o rosto na fenda que acaba de abrir e diz "Aqui está o Jhonny!". 

Cenas do filme "O Iluminado" / Crédito: Divulgação 

O leilão 

Um objeto tão famoso entre cinéfilos, é claro, gerou uma disputa intensa. 12 potenciais compradores tentavam arrematar a arma cenográfica, conforme repercutiu o UOL na época.

Uma verdadeira guerra de lances teria se iniciado, com cada interessado oferecendo um valor mais alto, até que um empresário cuja identidade não foi revelada, mas que era um grande fã de "O Iluminado", conseguiu levar o machado para casa por 175 mil dólares — o que, na cotação da época, era equivalente a 883 mil reais. 

A seguir, o item foi doado anonimamente para o Stanley Film Center, um centro cinematográfico em construção nos Estados Unidos com o objetivo de homenagear os trabalhos de Stanley Kubrick.

No estabelecimento, cuja previsão de abertura é o ano de 2024, o machado será exibido para os futuros visitantes. Vale mencionar ainda que essa foi a primeira peça do filme de terror a chegar à instituição. 

Não consigo pensar em nada mais apropriado do que este pedaço da história do cinema para iniciar a coleção do museu. O Centro e seu museu serão um destino obrigatório para os amantes do cinema de todo o Colorado, do país e do mundo", afirmou o CEO do local, Rand Harrington, em entrevista à imprensa na ocasião, segundo repercutiu o Denver Post.