Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Madonna

Os desabafos de Madonna sobre o etarismo: 'Estou sendo punida'

Maior nome feminino da história da música pop, Madonna hoje lida com comentários preconceituosos sobre sua idade

Redação Publicado em 18/03/2023, às 10h00 - Atualizado em 19/03/2023, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Madonna durante discurso no Grammy 2023 - Getty Images
Madonna durante discurso no Grammy 2023 - Getty Images

De 'Like a Virgin' a 'Live to tell': é praticamente impossível que um ser humano não conheça uma música que marcou a carreira de Madonna. Fora da zona de conforto dos artistas pop da atualidade, Madonna se lançou em diferentes ritmos musicais, cutucou a sociedade com temas controversos e atingiu números surpreendentes de vendas de álbuns e ingressos.

Todavia, nem esses fatores são suficientes para evitar que a artista, agora com 64 anos, escape dos comentários preconceituosos a respeito de sua idade. 

Segundo o Relatório Mundial a respeito do Idadismo, feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o etarismo compreende "estereótipos (como pensamos), preconceitos (como nos sentimos) e discriminação (como agimos) direcionadas às pessoas com base na idade que têm". 

Madonna durante premiação /Crédito: Getty Images

Sendo punida

Ao longo dos anos, Madonna escuta cada vez mais comentários preconceituosos a respeito do seu amadurecimento. Em 2019, quando completou 60 anos, a artista foi capa da Vogue e desabafou sobre 'ser punida' por envelhecer.

"As pessoas sempre tentaram me silenciar por um motivo ou outro, seja porque não sou bonita o suficiente, não canto bem o suficiente, não sou talentosa o suficiente, não sou casada o suficiente e agora é que não sou jovem o suficiente", disse a artista. "Então eles continuam tentando encontrar um gancho para pendurar sua carne sobre eu estar vivo. Agora estou lutando contra o preconceito de idade, agora estou sendo punido por fazer 60 anos".

Já no passado, durante participação no talk show The Tonight Show, nos EUA, a cantora desabafou sobre alguns dos comentários que recebe com cada vez mais frequência. Madonna disse que escuta pessoas afirmarem que ela é "ridícula", que "não sabe envelhecer", e também que se "veste como uma adolescente", além de pessoas destacarem que a artista "não aceita a idade".

Em um episódio mais recente, durante participação no Grammy Awards, Madonna foi criticada por aparecer com o rosto inchado. Através do Instagram, ela desabafou sobre os comentários mais uma vez. 

"Mais uma vez, sou pega pela etarismo [ou seja, o preconceito de idade] e pela misoginia que permeia o mundo em que vivemos. Um mundo que se recusa a celebrar mulheres com mais de 45 anos e sente a necessidade de puni-las se elas continuam obstinadas, trabalhadoras e aventureiras", disse ela. 

A artista também destacou que as pessoas não vão 'quebrar sua alma'. "Fui degradada pela mídia desde o início da minha carreira, mas entendo que tudo isso é um teste e estou feliz em fazer o pioneirismo para que todas as mulheres depois de mim possam ter uma vida mais fácil nos próximos anos. Nas palavras de Beyoncé: ‘Você não vai quebrar minha alma'", disse ela.

Desativar verificaçãoSugestões Premium