Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Boate Kiss

Qual a diferença entre as duas produções que retratam os 10 anos do incêndio da boate Kiss?

No streaming, diferentes produções retratam os 10 anos do incêndio da boate Kiss

Redação Publicado em 30/01/2023, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série 'Todo Dia a Mesma Noite', da Netflix (2022) - Divulgação/Netflix
Cena da série 'Todo Dia a Mesma Noite', da Netflix (2022) - Divulgação/Netflix

Nos últimos dias, os brasileiros relembram o trágico incêndio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria, responsável por tirar a vida de 242 pessoas e deixar mais de 600 feridas há 10 anos. Após uma década do incêndio, ninguém foi preso pela tragédia que abalou os brasileiros.

Com isso em mente, produções lançadas no streaming relembram não só o acidente, mas também a impunidade do caso e a dura luta dos pais das vítimas por justiça. Os lançamentos de suma importância para que os brasileiros não esqueçam o que aconteceu em 27 de janeiro de 2013. 

No streaming

A primeira foi lançada pela Netflix e se chama 'Todo Dia a Mesma Noite'. Ficcional, a série é baseada no livro de mesmo nome da jornalista Daniela Arbex, que contou com depoimentos de sobreviventes e familiares de vítimas da tragédia. 

"Acho muito importante a série mostrar o que aconteceu, lembrar para todo mundo, falar sobre justiça, sobre os erros. Isso é muito importante porque, como artista, uma história tão importante, tão relevante como essa, você pode até se perder, mas tem uma linha de condução e, então, ela está exercendo uma função social", afirmou a atriz Paola Antonini, que vive a personagem 'Grazi', ao Gaucha ZH. "A memória precisa ficar viva, as pessoas precisam conhecer essas histórias, entender os erros, as irregularidades. E, 10 anos depois, a justiça ainda não foi feita". 

A outra produção que relembra os 10 anos da tragédia é a série documental "Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria", lançada com exclusividade pelo streaming Globoplay. Além de contar com registros do episódio que chocou o país, a série documental também conta com relatos de quem viveu o ocorrido e a luta por justiça nos últimos anos.

"Nós remodelamos a série e contemplamos essa ideia de que esse processo é um processo sem fim. Esse processo é um processo que revitimiza o tempo todo. É um processo que impõe sofrimento o tempo todo. E inclusive na trajetória da luta das famílias por justiça, porque o documentário é basicamente a história da luta por justiça de um grupo de pais, mães e sobreviventes", explica Marcelo Canellas, diretor.

Enquanto 'Todo Dia a Mesma Noite' compreende uma obra ficcional e baseada em eventos reais, 'Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria' se trata de uma obra totalmente documental. Ambas as produções, vale ressaltar, tratam o tema com muito respeito.