Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nazismo

Brasil: Filial do nazismo

A época em que o governo flertava com o nazismo

Leandro Narloch e André Nogueira Publicado em 03/06/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cartoon com bandeira do Brasil - Crédito: Reprodução / Monerorape
Cartoon com bandeira do Brasil - Crédito: Reprodução / Monerorape

No dia 20 de abril de 1940, Adolf Hitler completava 51 anos. Para comemorar seu aniversário, o ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, preparou uma festa de rua para milhares de pessoas. Longe da terra onde nasceram, 456 alemães fizeram uma festa bem mais discreta. No salão social do Clube de Atiradores de Blumenau, em Santa Catarina, eles se reuniram para um almoço e deram vivas a Hitler.

Um dia antes, os 815 alunos de 7 a 15 anos da Escola Alemã da Vila Mariana, em São Paulo, chegaram às 7h da manhã para as aulas. Como todos os dias, saudaram os professores gritando a saudação que todo soldado alemão também fazia: Heil, Hitler. Na mesma época, uma enorme bandeira vermelha com a suástica preta podia ser vista hasteada no alto do morro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro.

Sede do Governo em 1934 / Crédito: Reprodução

É surpreendente, porém verdade: na década de 1930 o nazismo estava espalhado pelo Sul e Sudeste do Brasil. O partido favorável a Hitler existia desde 1924 e tinha a tarefa de difundir o nazismo entre os alemães que moravam longe da Alemanha. E também, quando possível, mudar a opinião dos brasileiros.

A partir de 1936, quando a tensão ficou maior na Europa e Hitler começou a ameaçar os países vizinhos, os nazistas brasileiros começaram a divulgar os discursos de seu líder. Por exemplo, o jornal Deutscher Morgen (Aurora Alemã) publicou na capa este discurso de Hitler: “Devemos assegurar a permanência da nossa raça e preservar a pureza do sangue”.

O presidente Getúlio Vargas gostava da Alemanha e não decidia que lado o Brasil ia apoiar na Segunda Guerra Mundial. Vargas, negociador que era, usava essa dúvida a favor do Brasil, arranjando financiamento para seu plano de industrialização, até que, em 1942, fechou o acordo diplomático com os EUA e se alinhou contra o Eixo. Em agosto deste ano, submarinos alemães bombardearam navios brasileiros e Getúlio declarou guerra a Hitler e Mussolini.

Partido Nazista Brasileiro / Crédito: Reprodução

 A partir dessas ocorrências, o governo começou a prender os nazistas brasileiros e descobriu que muita gente era espiã do governo alemão. E a polícia começou a desconfiar que existia um plano para o Brasil no caso de os nazistas ganharem a guerra e iniciarem seu plano de dominação mundial. No clima de guerra, Vargas proibiu o ensino do alemão, do italiano e do japonês entre os estrangeiros e delimitou a mudança de qualquer referência identitária a esses países para referências à nacionalidade brasileira.

Exagero? Veja o que Hitler disse em 1933: “Precisamos de dois movimentos no exterior: um leal e um revolucionário. Não vamos desembarcar e conquistar o Brasil com armas na mão. As armas que temos não se vêem”. Essas armas secretas estavam nas escolas, nos clubes e no alto do morro de Santa Tereza.