Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Serial Killer

Quando Sean Penn trocou cartas com um serial killer

Enquanto esteve preso, ator se correspondeu com serial killer conhecido como Perseguidor Noturno

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 03/08/2023, às 17h20 - Atualizado em 11/10/2023, às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com fotos de Sean Penn e Richard Ramirez - Getty Images e Pixabay
Montagem com fotos de Sean Penn e Richard Ramirez - Getty Images e Pixabay

Em 1995, Sean Penn recebeu sua primeira indicação ao Oscar na categoria Melhor Ator por sua participação em Os Últimos Passos de um Homem, onde interpretou um prisioneiro no corredor da morte chamado Matthew Poncelet.

Curiosamente, menos de uma década antes, Penn acabou trocando cartas com um famoso criminoso que teve o mesmo enredo. Naquela época, porém, o ator também estava atrás das grades, mas por problemas 'menos' graves. Relembre!

A prisão de Sean

Descrito pelo Times como um ator de "temperamento explosivo", Sean Penn acabou tendo problemas com a lei em 1987, quando recebeu uma sentença de cárcere por 60 dias. Sean foi detido por dirigir imprudentemente e socar um figurante nos bastidores de As Cores da Violência.

"A comissária do tribunal municipal Juelann K. Cathey ordenou que o ator de 26 anos se entregasse em 7 de julho 'com sua escova de dentes e maleta' para começar a cumprir sua sentença", recordou o Los Angeles Times. "Ela também ordenou que ele [Sean Penn] se submetesse a pelo menos seis meses de psicoterapia por seu comportamento violento".

Acho que ele é um indivíduo talentoso e não vejo nenhuma razão para esse tipo de conduta", declarou a comissária.

Dois anos antes, ele já havia agredido dois jornalistas que tentavam fotografá-lo com sua esposa, Madonna, em Nashville. Dois casos da mesma natureza aconteceram em 1986, contra um correspondente de um jornal de Hong Kong e o compositor David Wolinski.

Madonna e Sean Penn em evento/ Crédito: Getty Images

Apesar dos dois meses de condenação, Sean Penn acabou cumprindo apenas 33 dias, mas isso não significa que seu período em cárcere tenha sido pacífico. Muito pelo contrário, durante esse tempo o ator chegou a trocar cartas com Richard Ramirez, o assassino em série conhecido como Perseguidor Noturno.

O ator e o serial killer

Ramirez foi um dos assassinos em série mais notório da Califórnia. Preso em 1985, o Perseguidor Noturno foi condenado por 13 assassinatos — embora as autoridades acreditem que ele seja culpado por crimes adicionais em Orange County e San Francisco, além de outras agressões, estupros e roubos. Em 1989, ele se tornou um prisioneiro no corredor da morte.

Mas em 1987, chegou a trocar cartas com Sean Penn, como o próprio ator recordou em sessão de perguntas e respostas Escola de Cinema e TV da Loyola Marymount University. Conforme repercutido pelo The Hollywood Reporter, Penn falou sobre sua interação com Ramirez.

"Eu estava aqui na Bauchet Street, na prisão do condado de Los Angeles, na cela trabalhando meio que em frente a ele. E depois de cerca de um mês, você sabe, nos vendo e tudo mais, ele queria meu autógrafo", recordou.

O pedido foi feito por um delegado que procurou pelo ator em sua cela: "Ei, você sabe, Richard Ramirez quer seu autógrafo". Sean revelou que não acreditava no delegado pelo fato do oficial ter lhe metido em "alguns problemas" no seu período de cárcere.

Richard Ramirez, acusado de ser o serial killer chamado "Night Stalker" / Crédito: Getty Images

Penn conta que, sendo assim, pediu para que um supervisor aprovasse a interação: "Então, eu quero que ele escreva algo primeiro e depois eu escreverei algo de volta", disse o ator. O supervisor aprovou o pedido.

"E então eles foram até Ramirez e, você sabe, esse guarda basicamente queria bancar o Cupido de alguma forma", relembra o ator, que revelou o recado que o Perseguidor Noturno lhe deixou:

Ei Penn, fique firme e bata neles de novo. Richard Ramirez, 666". O bilhete ainda tinha o desenho de um pentagrama e uma representação do diabo.

A resposta de Sean Penn

Por fim, Sean Penn confidenciou o que escreveu como resposta ao serial killer: "Richard, é impossível estar encarcerado e não sentir uma certa afinidade com seus companheiros de prisão".

Bem, Richard, eu fiz o impossível, não sinto absolutamente nenhuma empatia por você. E espero que o gás desça sobre você antes da sanidade, sabe? Seria uma saída mais gentil", escreveu.

A troca de bilhetes encerrou qualquer tipo de contato entre os dois prisioneiros. Embora Penn não sentisse afinidade com Richard, ele acabou guardando a mensagem por alguns anos.

Mas, segundo a Vanity Fair, a nota se perdeu quando a casa do ator, em Malibu, pegou fogo em 2007. "Minha casa pegou fogo anos depois e aquela maldita coisa dele queimou com ela, então eu não a tenho", explicou Penn.

O ator Sean Penn/ Crédito: Getty Images

Richard Ramirez, o Perseguidor da Noite, morreu no corredor da morte em 7 de junho de 2013, aos 53 anos, enquanto recebia tratamento de câncer no Marin General Hospital, dentro da Prisão Estadual de San Quentin, onde esperava para ser executado.