Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / História

Quantas Cleópatras existiram na dinastia ptolomaica?

Além da mais famosa Cleópatra, a última rainha do Egito, outras mulheres tiveram o mesmo nome

Redação Publicado em 19/11/2019, às 06h00 - Atualizado em 11/05/2023, às 20h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro retratando Cleópatra 7, 'Cleópatra e César' gravada por Jean-Léon Gérôme em 1888 - Foto por Historical Association UK pelo Wikimedia Commons
Quadro retratando Cleópatra 7, 'Cleópatra e César' gravada por Jean-Léon Gérôme em 1888 - Foto por Historical Association UK pelo Wikimedia Commons

Quando se estuda a história do Egito Antigo, e até mesmo o momento em que se cruza com a do grande e glorioso Império Romano, um nome que sempre chama atenção e, definitivamente, é bem conhecido por muita gente, é o da praticamente lendária rainha Cleópatra.

Porém, algo que causa bastante confusão entre algumas pessoas é o fato de que existiram várias Cleópatras ao longo do reinado. A que você conhece e que fascina gerações mais de dois mil anos após a sua morte foi Cleópatra VII Filopátor, filha de Ptolomeu 12 e Cleópatra 5ª.

Isso se justifica pelo fato de que 'Cleópatra' era um nome bastante popular entre as mulheres da realeza, principalmente durante o final da dinastia Ptolomaica. De origem grega, essa dinastia administrou o Egito de 305 a.C. a 30 a.C., e dela surgiram 15 Ptolomeus e 7 Cleópatras.

“Existiram 7 Cleópatras e 15 Ptolomeus durante o reinado ptolomaico”, explicou o historiador Júlio Gralha, conforme repercutido pela Super Interessante em 2012.

Portanto, antes daquela que governou com maestria a 7ª Dinastia e que paira no imaginário popular como a última grande rainha do Egito, existiram seis mulheres que também carregavam esse nome.