Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Meme

'Senta lá, Cláudia': A história por trás de um dos maiores memes da televisão

Em uma entrevista, Xuxa contou como o famoso meme foi criado e revelou mais detalhes da carreira

Redação Publicado em 02/04/2023, às 11h54 - Atualizado em 26/04/2023, às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros do meme - Reprodução/Vídeo
Registros do meme - Reprodução/Vídeo

A expressão “senta lá, Cláudia”ganhou a internet há anos. Muitas publicações usavam essa frase como meio de ironizar uma situação. A dona da fala icônica é a eterna Rainha dos Baixinhos, Xuxa Meneghel, que, quando a proferiu, estava no ar com seu programa de auditório voltado para as crianças, o "Clube da Criança", da TV Manchete.

A fala foi rápida e direta, mas anos depois, algumas pessoas relembram o tratamento da apresentadora com a criança e isso se tornou uma grande piada. Em uma entrevista para o canal de Giovanna Ewbank, no quadro “Na cama com Gio Ewbank”, em 2018, Xuxa explicou a origem da expressão.

“Uma criança pisou no meu pé com uma botinha, eu fui lá e pisei no pé dela. Não podia [fazer isso], né, gente", diz Xuxa. No momento, as duas gargalharam da situação, mas logo Meneghel continuou: "Fui criticada pra caramba. 'Senta aí, Claudia'. Como é que eu podia fazer isso?".

Sentimento de culpa 

Na entrevista, Giovanna tenta amenizar o sentimento da apresentadora: "Mas é que você falava com as crianças tête-a tête". "É, mas não podia", diz Xuxa, explicando uma certa culpa acerca do seu jeito espontâneo de tratar as crianças.

Na época em que isso ocorreu, Xuxa ainda não era mãe, então, provavelmente ainda não se policiava 100% na maneira como tratava os pequenos. Anos depois, Xuxa acabou aceitando o uso do “senta lá, Cláudia” e entrou na brincadeira, compartilhando os memes, segundo a Revista Crescer.

Missão com as crianças

Meneghel ainda contou que sua entrada no mundo do entretenimento infantil foi, na verdade, obra do acaso, já que ela iria divulgar seu trabalho de modelo no programa de Ziraldo com revistas masculinas para as quais posou, em mãos. Nesse dia, ela encontrou com o diretor Mauricio Schermann, que viu nela um "jeito", e uma "voz", e acreditava que as crianças iriam se identificar.

Foi então que veio o convite, que ela aceitou, mas com alguns pontos a combinar, então foi trabalhando de mês em mês. "Eu falava, 'senta aí, se não quer sentar deixa outro sentar'. Ele dizia 'isso é bom, grava isso, o jeito que ela fala com a criança, isso vai dar certo'”, disse ela.

Mas não é a minha voz, nem é a minha cara. Acho que Deus me deu uma missão, porque tenho um 'canal' com elas, mas é uma pena, porque não temos muito mais espaço na televisão para pessoas que trabalham com criança. Na boa, tenho fascinação por criança e bicho. Se pudesse, passava o dia com eles", desabafa Xuxa.

Encontro com Michael Jackson

No final da entrevista, Xuxa também relembrou uma visita que fez à Neverland, a famosa propriedade do Rei do Pop,Michael Jackson. Eles se conheceram na Espanha, durante um show, e foi convidada a conhecer a casa do cantor. Ela contou que ficou surpresa ao ver que Michael sabia de detalhes de sua vida.

Xuxa e o Rei do Pop, Michael Jackson - Crédito: Reprodução / Redes Sociais

No final da visita, ela recebeu algo que nunca teria imaginado na vida: um contrato pronto e a proposta de ser mãe dos filhos dele. "Eles estavam buscando uma pessoa saudável, com DNA de olho claro, e que gostasse de criança. Não fiquei lisonjeada. Fiquei um pouco mal. Como assim? Fiquei meio chocada", disse Xuxa.