Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Balão Mágico

A Superfantástica História do Balão: O que foi o Balão Mágico?

Série documental disponível no Star+ conta a história de um dos maiores grupos musicais dos anos 80

Redação Publicado em 25/07/2023, às 14h15 - Atualizado em 27/07/2023, às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Turma do Balão Mágico - Reprodução/Columbia Records
A Turma do Balão Mágico - Reprodução/Columbia Records

É um consenso: quem viveu a década de 80 no Brasil certamente já ouviu e cantou com Simony, Tob, Mike e Jairzinho, integrantes do Balão Mágico - um fenômeno musical que até hoje agita festas infantis e de adultos saudosistas.

Eternizado na história brasileira, o grupo ganha destaque na nova produção documentário do Star+, “A Superfantástica História do Balão”, que reúne o quarteto para relembrar suas infâncias, viajando pelos altos e baixos do show business dos anos 1980 no Brasil. Da origem familiar à explosão da banda, eles recordam os ginásios lotados, os discos emblemáticos e as responsabilidades da fama.

Aproveitando a estreia dessa grande produção, conheça mais sobre o Balão Mágico. Composto por Simony, Tob, Mike e Jairzinho, que traziam um mix de talento e diversão para o palco e televisão, o grupo Balão Mágico marcou uma geração, com suas canções alegres e contagiantes. Formado nos anos 80, o conjunto musical infantil brasileiro conquistou o coração de milhões de crianças com sua energia e carisma.

A explosão de sucesso do grupo veio com o lançamento do disco "A Turma do Balão Mágico" em 1982, que trazia hits como "Superfantástico", "Amigos do Peito" e "Ursinho Pimpão". As músicas eram verdadeiros hinos para as crianças que cantavam e dançavam ao som das canções do grupo.

O quarteto lançou ainda mais quatro álbuns, todos com o mesmo título do primeiro, somando mais de 5 milhões de discos vendidos e contando com participações especiais de grandes nomes como Fábio Junior, Roberto Carlos, Djavan, Baby do Brasil, entre outros, em suas canções.

O sucesso do grupo fez com que, em 1983, "Balão Mágico" fosse transformado num programa televisivo transmitido pela Rede Globo, encantando o público com suas apresentações e brincadeiras, além de transmissões de desenhos animados ao lado de outros personagens como o Fofão e Cascatinha.

O quarteto se separou em 1986, mas seu legado permanece até hoje. As canções do Balão Mágico são lembradas com nostalgia, sendo transmitidas de geração em geração, e os integrantes continuam a serem ícones da cultura infantil brasileira.

Por trás das câmeras

“A Superfantástica História do Balão” conta com imagens de arquivo inéditas que apresentam todo os bastidores desse grande sucesso. A série conta também com entrevistas exclusivas de Lázaro Ramos, Fábio Jr., Raul Gil, Rita Cadillac, Gretchen, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luciana Mello, Simoninha, Pedro Camargo Mariano, Ticiane Pinheiro, entre outras personalidades. Com direção geral de Tatiana Issa (“Pacto Brutal: O Assassinato de Daniela Perez”), que divide showrunning com Guto Barra (“Pacto Brutal: O Assassinato de Daniela Perez”), “A Superfantástica História do Balão” é realizada pela Intro Pictures e Producing Partners. O roteiro é de Fernando Ceylão (“Zorra Total”) e Beatriz Monteiro (“Caso Evandro”).