Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Tecnologia

Tela 'lambível': A televisão que tem sabor

Invenção japonesa permite que pessoas possam 'experimentar' as comidas exibidas

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 25/12/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ Alehandra13
Fotografia meramente ilustrativa - Divulgação/ Pixabay/ Alehandra13

Um professor japonês da Universidade de Meiji criou uma televisão que pode ser 'provada'. A característica inusitada é possível graças a um "filme higiênico" que é colocado por cima da tela do equipamento.

É nele que é criado o sabor do alimento sendo exibido, permitindo que o espectador lamba o objeto para uma experiência sensorial mais completa. 

"O objetivo é possibilitar que as pessoas tenham a experiência de algo como comer em um estabelecimento do outro lado do mundo, mesmo estando em casa", afirmou Homei Miyashita, a mente por trás do projeto, em uma entrevista à Reuters.
Fotografia de Homei Miyashita / Crédito: Divulgação/ Universidade de Meiji

Inaugurando possibilidades

O pesquisador ainda sugeriu que a invenção poderia ser usada por pessoas que estão aprendendo a cozinhar via aulas à distância. Assim, seu treinamento à distância poderia ser aprimorado.

O mesmo também poderia se aplicar a sommeliers, que são profissionais especializados em bebidas (com foco no vinho, mas sem limitar somente a ele). Quem trabalha dessa forma precisa ter um paladar aguçado que é capaz de identificar as nuances que diferenciam uma bebida e outra. 

De acordo com informações repercutidas pela BBC na última quinta-feira, 23, a estimativa de preço para a televisão no momento é de 875 dólares por unidade, o que seria equivalente a quase 5 mil reais no Brasil.

No entanto, ainda não existem previsões para quando o dispositivo — que por enquanto é apenas um protótipo — entraria no mercado. 

Vale mencionar que, caso a tecnologia se popularize, é possível que consumir "conteúdos de sabor" eventualmente se torne tão comum quanto assistir séries ou ouvir música, e o pesquisador até mesmo tem planos de criar uma plataforma para isso, como uma espécie de serviço de streaming para saborear comidas à distância. 

"Eu espero que as pessoas possam, no futuro, fazer download dos sabores das comidas dos restaurantes que elas mais gostam, independentemente da localização delas", relatou ele à Reuters.

Cada vez mais futurista

Ainda conforme o veículo, a televisão diferenciada funciona da seguinte forma: ela possui por volta de dez cápsulas de sabores espalhadas pela tela. Alguns são salgados, outros doces, existem os apimentados, os amargos, os agridoces etc. 

São esses os dispositivos responsáveis por conferir o gosto ao filme higiênico citado, através de combinações únicas que procuram imitar os sabores de diferentes alimentos. 

Trecho de reportagem mostrando as cápsulas de sabor / Crédito: Divulgação/ Youtube/ The Star

Caso uma televisão que pode ser provada já não seja impressionante o suficiente, todavia, o professor Miyashita também tem outras ideias para a aplicação de sua tecnologia, como por exemplo um equipamento que é capaz de adicionar gostos diferentes a torradas através da "pulverização" desses sabores. 

Aliás, não é a primeira vez que o especialista e seus estudantes trabalham em projetos relacionados ao paladar. Em 2020, por exemplo, ele criou um garfo que deixaria as refeições mais saborosas. 

Confira abaixo um vídeo que contou com uma demonstração de como a televisão funcionaria: 


+Leia mais a respeito de tecnologia através das obras abaixo:

1. Steve Jobs, de Walter Isaacson (2011) - https://amzn.to/3Fkpt01

2. Steve Jobs: as verdadeiras lições de liderança, de Walter Isaacson (2014) - https://amzn.to/3FeNm9j

3. A Revolução Apple, de Luke Dormehl (2013) - https://amzn.to/3Fk537uv

4. Como Steve Jobs Virou Steve Jobs, de Brent Schlender e Rick Tetzeli (2015) - https://amzn.to/3FhelB0

5. Steve Jobs: insanamente genial, de Jessie Hartland (2015) - https://amzn.to/3abMQuc

6. Como pensar igual a Steve Jobs, de Daniel Smith (2013) - https://amzn.to/3laTQ0K

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W