Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nazismo

Vídeo: Há 77 anos, acontecia a Libertação de Auschwitz

Neste dia, em 1945, um dos mais tenebrosos capítulos da História tinha um desdobramento

Redação Publicado em 23/01/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da entrada de Auschwitz - peter89ba, via Pixabay
Registro da entrada de Auschwitz - peter89ba, via Pixabay

Durante a Segunda Guerra Mundial, minorias que não se encaixavam no que o Terceiro Reich enxergava na 'raça pura' foram levadas para campos de concentração na Alemanha Nazista. 

Entre essas pessoas, estavam judeus, homossexuais, ciganos, testemunhas de jeová, aqueles que não concordavam com o regime e pessoas com deficiência física. O complexo que englobava Auschwitz-Birkenau se tornou o maior deles, sendo marcado pelo alto número de mortes nas câmeras de gás.

"KL Auschwitz foi o maior dos campos de concentração e centros de extermínio nazistas alemães. Mais de 1,1 milhão de homens, mulheres e crianças perderam a vida aqui", diz o site do local que pode ser visitado na Alemanha. 

Por dentro de Auschwitz /Crédito: dimitrisvetsikas1969, via Pixabay

Neste dia, em 1945, o momento de horror foi interrompido quando o Exército Vermelho entrou nos campos de concentração e libertou os prisioneiros de Auschwitz.

Pensando na data importante e os desdobramentos no mundo atual, marcado pelo negacionismo e ataques infundados, o site Aventuras na História conversou com Carlos Reiss, Coordenador-Geral do Museu do Holocausto de Curitiba.

Confira a entrevista abaixo!