Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Zona de Interesse

Zona de Interesse: Conheça livro que inspirou o filme que concorre ao Oscar

Publicado no Brasil pela Companhia das Letras, 'Zona de Interesse', de Martin Amis, retrata a vida em um "lugar infernal, em agosto de 1942"; conheça o livro!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 28/02/2024, às 12h01 - Atualizado às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme e capa do livro Zona de Interesse - Divulgação/Diamond Films e Companhia das Letras
Cena do filme e capa do livro Zona de Interesse - Divulgação/Diamond Films e Companhia das Letras

Vencedor do Grande Prêmio no Festival de Cannes 2023, Zona de Interesse concorre em cinco categorias do Oscar este ano: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado.

Dirigido pelo cineasta britânico Jonathan Glazer, a produção retrata a frieza de uma família que mora ao lado dos muros do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia ocupada, onde entre 1,1 e 1,5 milhão de pessoas foram mortas durante a Segunda Guerra Mundial

+ Zona de Interesse: O você precisa saber antes de assistir ao filme baseado no Holocausto

Explorando temas como o apoio do povo alemão ao Holocausto e a complacência do genocídio, Zona de Interesse choca ao mostrar um "Big Brother na casa nazista", como o próprio Glazer descreveu o longa. 

O que poucos sabem, porém, é que Zona de Interesse é uma adaptação da obra homônima de Martin Amis. Saiba mais sobre o livro!

Zona de Interesse

Em Auschwitz, a chamada Zona de Interesse, ou 'interessengebiet' em alemão, era o nome dado ao local onde os judeus recém-chegados passavam pela triagem do campo de concentração. O que determinaria se eles seriam enviados ao trabalho forçado ou se seriam mortos imediatamente nas câmaras de gás. 

Na obra de Martin Amis, publicado no Brasil pela Companhia das Letras, somos inseridos em um "lugar infernal, em agosto de 1942", segundo começa a sinopse oficial da obra. 

Cada um dos vários narradores testemunha o inominável a sua maneira. O primeiro é Golo Thomsen, um oficial nazista que está de olho na mulher do comandante. Paul Doll, o segundo, é quem decide o destino de todos os judeus. E Szmul, o terceiro, chefia a equipe de prisioneiros que ajudam os nazistas na logística do genocídio", continua a descrição. 

Lançado em 2014, o romance imagina a vida social e doméstica dos oficiais nazistas que comandava os campos de extermínio; além de explorar os efeitos que suas indiferenças ao sofrimento humano tiveram em sua psicologia de forma geral. 

"A zona de interesse é um prodígio verbal, além de romance brilhante, celestialmente triste e inspirado por nada menos que uma profunda curiosidade moral sobre os seres humanos. É de cair o queixo", aponta Richard Ford, autor de Independence Day.

As diferenças

Jonathan Glazer já conhecia o livro de Amis há mais de uma década e ficou intrigado com o romance antes mesmo de sua publicação. Entretanto, para o longa, o diretor fez algumas adaptações. A maior delas é que enquanto o livro trabalha com os personagens fictícios Hannah e Paul Doll, o filme utiliza os nomes das figuras reais que inspiraram a história: Hedwig e Rudolf Höss.

Oficial da SS (a Schutzstaffel, uma organização paramilitar ligada ao Partido Nazista responsável por cometer atrocidades no Holocausto em nome de Adolf Hitler), Rudolf Hössfoi um veterano da Primeira Guerra Mundial que, a convite de Heinrich Himmler, foi enviado para atuar no campo de concentração de Dachau. Após quatro anos, foi transferido para Sachsenhausen e promovido a capitão da SS. 

Rudolf Höss chegou em Auschwitz em maio de 1940. Na Polônia ocupada, recebeu a patente equivalente a de tenente-coronel. Durante três anos, portanto, até 1943, comandou o maior campo de concentração nazista que existia. 

Richard Baer, Josef Mengele e Rudolf Höss, respectivamente, em 1944 / Crédito: Wikimedia Commons

Além do novo filme da A24, distribuído pela Diamond Films em toda a América Latina, a história de Rudolf Höss já havia inspirado outra produção muito conhecida do grande público: 'O Menino do Pijama Listrado'.