Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Eleições 2022

Eficiência das urnas eletrônicas impressiona gringos: 'Como contaram todos os votos em uma noite?'

Sistema de votos no Brasil chamou atenção de pessoas de fora dos EUA neste domingo, 30

Redação Publicado em 01/11/2022, às 11h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro feito durante o segundo turno das eleições - Getty Images
Registro feito durante o segundo turno das eleições - Getty Images

Através de um sistema rápido, eficiente e seguro, no último final de semana, os brasileiros foram até as urnas para exercer a democracia e escolher o nome que representará o Brasil pelos próximos quatro anos. Em uma disputa acirrada e marcada pela polarização, o vencedor da disputa foi Luis Inácio Lula da Silva, do PT. 

Ao derrotar Jair Bolsonaro, do PL, nas urnas, Lula volta ao Palácio do Planalto mais de uma década depois para iniciar seu terceiro mandato, marcados por desafios. Como de costume, as eleições de diferentes países costumam repercutir em território internacional, contudo, algo que realmente impressionou muitas pessoas de fora foi a eficiência das urnas eletrônicas. 

"Como eles contaram todos os votos em uma noite?", escreveu a usuária Lavern Spicer ao repercutir um Tweet que mostrava a vitória de Luis Inácio Lula da Silvahoras após a apuração das urnas eletrônicas.

Nos Estados Unidos, funciona diferente. Ao contrário do Brasil, que conta com a agilidade das urnas eletrônicas, o país conta com o sistema diferente. Afinal, nem todos os estados aderiram o uso do voto eletrônico.

"Bem ao invés de usar o TERRÍVEL colégio eleitoral, já que a eleição é NACIONAL, cada cidadão ganha um voto. Além disso, temos uma coisa incrível chamada tecnologia, que nos permite ter cédulas eletrônicas criptografadas. O sistema eleitoral brasileiro é de longe o melhor do mundo", respondeu uma conta brasileira. 

Outra conta internacional fez o mesmo questionamento sobre o sistema de votos no Brasil: "Como eles contaram todos esses votos e os contabilizaram em uma noite? No meu país levamos dias". Em seguida, um internauta complementou o que fora apontado: "E no 7º dia não sabíamos o vencedor'. 

Brasileiros respondem

Alguns brasileiros também aproveitaram a situação para brincar com o questionamento feito pela conta internacional. "Nos colocamos todos os votos numa bacia enorme. Algumas moças jogam eles para cima formando um nuvem de votos. O apresentador de TV Silvio Santos pega um dos votos. O que ele pegar, define", brincou um internauta.

"Amiga é que a gente vota no grito a gente vai em frente ao congresso e grita o número do candidato aí eles vão anotando rapidão", brincou outra brasileira.

Outro usuário resumiu de maneira simples a votação: "Ter urna eletrônica, teclar o número, apertar o confirmar, ouvir o TILILILI… gostoso demais".