Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

214 anos de Edgar Allan Poe: conheça a vida e obra do Mestre do Terror

O autor, nascido em 19 de janeiro de 1809, foi responsável por influenciar a cultura pop no gênero terror

Redação Publicado em 19/01/2022, às 16h23 - Atualizado às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Edgar Allan Poe - W.S. Hartshorn / Domínio Públio / Wikimedia Commons
Fotografia de Edgar Allan Poe - W.S. Hartshorn / Domínio Públio / Wikimedia Commons

Edgar Allan Poe é um dos maiores nomes da literatura internacional, responsável por influenciar a cultura popular que conhecemos hoje, principalmente quando falamos do gênero terror na literatura, televisão e cinema. No dia 19 de janeiro de 1809, Poe iniciava sua jornada que duraria 40 anos até sua morte misteriosa, em 1849.

Considerado o Mestre do Terror, o autor ficou conhecido principalmente por sua obra “O Corvo”, além de outras inúmeras histórias que ajudaram a definir o curso do movimento romântico nos Estados Unidos. Em uma breve vida cheia de triunfos e polêmicas, Poe deixou muitas histórias a serem contadas, sejam elas seus próprios contos ou sua biografia.

Em comemoração aos 214 anos de Edgar Allan Poe, a Aventuras na História selecionou 7 livros para você poder saber mais sobre a vida e obra desse grande autor.

Confira:

1. Edgar Allan Poe - Volume 1: Medo Clássico, de Edgar Allan Poe (2017) - https://amzn.to/3tDOjEz

Em uma obra para quem procura conhecer o trabalho de Poe, a coletânea Medo Clássico traz contos clássicos do Mestre do Terror em blocos temáticos que te ajudarão a visualizar a enorme abrangência de sua obra. Ele conta com o clássico “O Corvo” na sua versão original em inglês e outras de suas principais traduções para o português, como a de Machado de Assis e Fernando Pessoa. 

Crédito: Divulgação / Darkside
Crédito: Divulgação / Darkside


2. Edgar Allan Poe - Volume 2: O darksider original mais vivo do que nunca, de Edgar Allan Poe (2018) - https://amzn.to/3Ie8U6u

A segunda edição das obras de Edgar Allan Poe, lançada pela Darkside Books, conta com doze obras-primas de ficção que são um marco na obra do autor. Entre elas estão “William Wilson”, “O Homem da Multidão”, “O Demônio da Perversidade”, “Uma Descida ao Maelström”, “A Verdade Sobre o Caso do Sr Valdermar” e “Lenore”. O livro ainda conta com cartas pessoais de Poe para você conhecer um pouco sobre o autor por trás da obra.

Crédito: Divulgação / Darkside
Crédito: Divulgação / Darkside


3. Box Edgar Allan Poe : Histórias extraordinárias, de Edgar Allan Poe (2018) - https://amzn.to/3tH0fWn

O box Histórias Extraordinárias apresenta os livros “O Gato Preto e Outras Histórias” e “O Corvo e Outras Histórias”, tornando-se uma edição definitiva com vários contos clássicos de Poe. No primeiro, conta a história de um homem que sempre recebeu críticas por ter um coração bom e acabou por apegar-se mais em animais do que em humanas, em especial o gato preto chamado Plutão, pelo qual os anos de afeição se transformam em raiva. Já no segundo, o enredo fala sobre os delírios de um homem após a perda de sua amada, Lenora.

Crédito: Divulgação / Pandorga Editora
Crédito: Divulgação / Pandorga Editora


4. Contos de imaginação e mistério, de Edgar Allan Poe (2012) - https://amzn.to/3rwc3bc

Explore as antologias de Poe com um toque especial: uma edição de luxo com ilustrações feitas pelo irlandês Harry Clarke. Assim você terá as histórias do Mestre do Terror com desenhos que recriam o cenário das histórias. A edição também conta com um posfácio escrito por Charles Baudelaire, o primeiro tradutor de Poe para o francês.

Crédito: Divulgação / Tordesilhas
Crédito: Divulgação / Tordesilhas


5. Livro completo de Edgar Allan Poe: A vida, a época e a obra de um gênio atormentado, de Shelley Costa Bloomfield (2008) - https://amzn.to/3tI20Te

Conheça a história polêmica de Poe através de sua biografia que aborda sobre a perda de seus pais, o casamento com sua prima de 13 anos, a verdade por trás do seu abuso de drogas e até mesmo sua morte misteriosa aos 40 anos. Tudo isso sem deixar de lado o fato de que sua vida conturbada não impediu ele de persistir com a escrita que revolucionou o mundo.

Crédito: Divulgação / Madras
Crédito: Divulgação / Madras

6. Edgar Allan Poe - o Mago do Terror, de Jeanette Rozsas (2012) - https://amzn.to/3GJJeyt

Além de contar um pouco mais sobre a vida íntima de Edgar Allan Poe, a autora Jeanette Rozsas procura explicar como suas experiências ruins de vida o levaram a se tornar um dos principais nomes da literatura, principalmente no gênero de ficção policial.

Crédito: Divulgação / Melhoramentos
Crédito: Divulgação / Melhoramentos


7. Edgar Allan Poe: Um Homem em sua Sombra, de Ricardo Araújo (2002) - https://amzn.to/3nFDBtx

Em uma biografia que explora mais uma vez a vida íntima de Poe, o autor Ricardo Araújo traz as experiências traumáticas da infância de Edgar e o sentimento de solidão que o autor sentiu por toda a sua vida, que acabou transparecendo em suas grandes obras.

Crédito: Divulgação / Ateliê Editorial
Crédito: Divulgação / Ateliê Editorial


+ Saiba mais sobre as obras citadas acima através da Amazon:

Edgar Allan Poe - Volume 1: Medo Clássico, de Edgar Allan Poe (2017) - https://amzn.to/3tDOjEz

Edgar Allan Poe - Volume. 2: O darksider original mais vivo do que nunca, de Edgar Allan Poe (2018) - https://amzn.to/3Ie8U6u

Box Edgar Allan Poe : Histórias extraordinárias, de Edgar Allan Poe (2018) - https://amzn.to/3tH0fWn

Contos de imaginação e mistério, de Edgar Allan Poe (2012) - https://amzn.to/3rwc3bc

Livro completo de Edgar Allan Poe: A vida, a época e a obra de um gênio atormentado, de Shelley Costa Bloomfield (2008) - https://amzn.to/3tI20Te

Edgar Allan Poe, o Mago do Terror, de Jeanette Rozsas (2012) - https://amzn.to/3GJJeyt

Edgar Allan Poe: Um Homem em sua Sombra, de Ricardo Araújo (2002) - https://amzn.to/3nFDBtx

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W