Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

5 livros para quem deseja aprender mais sobre a África e sua história

O continente é rico culturalmente e filosoficamente, com provérbios, ensinamentos e saberes ancestrais

Redação Publicado em 04/02/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa das obras disponíveis na Amazon - Créditos: Reprodução / Todavia / Civilização Brasileira / Pallas / Contexto
Capa das obras disponíveis na Amazon - Créditos: Reprodução / Todavia / Civilização Brasileira / Pallas / Contexto

Sendo o terceiro continente mais extenso do planeta, a África é o berço das culturas mais fabulosas e das sábias filosofias. Com grande diversidade cultural, social, política e étnica, o continente africano possui 54 países, com mais de 1,2 bilhão de habitantes. 

Além de toda a sua imensidão geográfica e populacional, a África é um continente altamente rico em línguas próprias. Em todo o território, são falados mais de dois mil idiomas - o que significa que 30% dos idiomas de todo o mundo são falados lá.

Por centenas de anos, a África foi o palco da maior injustiça da história da humanidade. Há mais de 400 anos, o continente foi invadido pelos europeus e, com isso, a população africana passou a ser traficada para as Américas e escravizada. Este fato, até os dias atuais, resulta na desigualdade social e no racismo presentes na sociedade.

Se você deseja aprender mais sobre o rico continente e toda a sua história, confira nossa seleção de 5 obras literárias que estão disponíveis na Amazon e aproveite para garantir as suas:

1. Jinga de Angola: A Rainha Guerreira da África, de Linda M. Heywood (2019) - https://amzn.to/34C5cVC

A mulher africana sempre foi potência. O livro prova e detalha a trajetória da mulher corajosa, livre e orgulhosa que foi Jinga. Sempre protegendo seu território dos invasores brancos, a rainha jamais recuou ou temeu suas lutas. Por volta da década de 1640, Jinga já governava quase um quarto do norte do que hoje é Angola.

Crédito: Reprodução / Todavia
Crédito: Reprodução / Todavia

2. Filosofias Africanas: Uma Introdução, de Nei Lopes e Luiz Antonio Simas (2020) - https://amzn.to/3oszKjR

Além de rico, bonito e diversificado, o continente africano espalha sabedoria em sua essência. O termo filosofia se trata da compreensão pelo mundo por meio da razão, refletida pelo ser humano, e é exatamente sobre isso que o livro “Filosofias Africanas: Uma Introdução” narra. Os saberes ancestrais africanos, os provérbios e os ensinamentos passados durante gerações por meio da oralidade, mantém a África mais viva do que nunca.

Crédito: Reprodução / Civilização Brasileira
Crédito: Reprodução / Civilização Brasileira

3. História da África e do Brasil Afrodescendente, de Ynaê Lopes dos Santos (2017) - https://amzn.to/3rtjNM4

A história da África não começa no período escravagista, ela é muito maior e mais antiga de tudo aquilo que nós aprendemos. 

Se aprofundando em algumas histórias, em especial as das sociedades africanas que estão estreitamente relacionadas à história brasileira, o livro destaca o país que teve o maior número de escravizados, e como suas trajetórias de vida foram silenciadas, mesmo que tenham colaborado com o crescimento da maior diáspora africana no mundo. 

Crédito: Reprodução / Pallas
Crédito: Reprodução / Pallas

4. Antigas Sociedades da África Negra, de José Rivair Macedo (2021) - https://amzn.to/3AWpdlY

Quais eram as antigas sociedades da África negra? O autor José Rivair responde isso em seu livro, reconhecendo essas sociedades, distinguindo seus traços e identificando suas contribuições para a história. Essa obra é extremamente importante para o ensino de História e cultura africana no país com maior número de negros fora da África.

Crédito: Reprodução / Contexto
Crédito: Reprodução / Contexto

5. História da África, de José Rivair Macedo (2014) - https://amzn.to/3skxagU

Com pouco material que descreva e narre a história africana em sua essência e originalidade, essa obra auxilia nos estudos do terceiro maior continente do globo, com materiais didáticos, com visões amplas e detalhadas das diferenças sociais, culturais e históricas. O livro “História da África” é essencial para entender e colaborar nos avanços dos conhecimentos sobre a realidade do continente. 

Crédito: Reprodução / Contexto
Crédito: Reprodução / Contexto


+Saiba mais sobre as obras citadas acima por meio da Amazon:

Jinga de Angola: A Rainha Guerreira da África, de Linda M. Heywood (2019) - https://amzn.to/34C5cVC

Filosofias Africanas: Uma Introdução, de Nei Lopes e Luiz Antonio Simas (2020) - https://amzn.to/3oszKjR

História da África e do Brasil Afrodescendente, de Ynaê Lopes dos Santos (2017) - https://amzn.to/3rtjNM4

Antigas Sociedades da África Negra, de José Rivair Macedo (2021) - https://amzn.to/3AWpdlY

História da África, de José Rivair Macedo (2014) - https://amzn.to/3skxagU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W