Vitrine » Cultura

6 obras que viraram clássicas adaptações cinematográficas

Passeando entre clássicos e ganhadores de prêmio da Academia, conheça 6 livros que inspiraram grandes filmes

Redação Publicado em 16/09/2021, às 18h18

Bette Davis e Joan Crawford em 1962
Bette Davis e Joan Crawford em 1962 - Captura de tela do trailer de "O que terá acontecido a Baby Jane?" de Warner Home Video DV/ Domínio Público/ Via Wikimedia Commons

Os livros sempre ganham inúmeras adaptações cinematográficas para trazer a grandeza das histórias que carregam nas suas páginas para as telonas do mundo todo. Alguns, no entanto, acabaram se tornando adaptações icônicas onde ambas as obras são aclamadas pelo público e pela crítica.

Pensando nisso, selecionamos 10 livros que foram adaptados em séries e filmes para adicionar na sua lista de leitura. Você passará tanto por clássicos da literatura quanto por clássicos do cinema.

Dá uma olhada na nossa seleção:

1. O que terá acontecido a Baby Jane?, de Henry Farrell (2019) - https://amzn.to/3hEtgep

A era de ouro de Hollywood foi por muito tempo marcada por um constante embate entre as grandes atrizes Joan Crawford e Bette Davis. No entanto, com o seu desaparecimento dos holofotes pela idade já avançada, as atrizes tiveram que se reinventar e decidiram fazer um filme juntas. “O que terá acontecido a Baby Jane?” conta uma história muito parecida com a de Davis e Crawford. “Baby” Jane Hudson era um grande nome nos palcos de teatro quando criança. Mas depois de tanto tempo, ninguém sequer se lembra do seu nome. Por outro lado, sua irmã Blanche era um dos grandes sucessos de Hollywood, mas foi afastada dos holofotes devido a um acidente de carro. Em uma história cheia de conflitos e ressentimentos transformados em obsessão, saiba como a convivência das duas estrelas em decadência as levaram à insanidade.

Crédito: Reprodução / Darkside
Crédito: Reprodução / Darkside

2. Spotlight: Segredo Revelados, de The Boston Globe (2016) - https://amzn.to/2Xp1DPL

A obra ganhadora do prêmio Pulitzer de 2003 serviu de inspiração para um filme que foi tão aclamado pela crítica que venceu o Oscar de Melhor Filme em 2016. Apesar de não ser um roteiro adaptado, Spotlight mostrou os bastidores da grande investigação realizada por uma equipe de jornalistas do The Boston Globe que expôs padres que molestavam crianças, escancarando um grave problema na Igreja Católica.

Crédito: Reprodução / Vestígio
Crédito: Reprodução / Vestígio

3. Mulherzinhas, de Louisa May Alcott (2019) - https://amzn.to/3zeSQwj

Greta Gerwig é uma das diretoras de cinema mais famosas da atualidade, tendo filmes como Lady Bird e Adoráveis Mulheres em seu currículo. O último foi adaptado em 2019 para contar a história de forte personagens femininas que marcaram gerações, te levando por aventuras, dores, desilusões amorosas, perdas e aprendizados das irmãs March.

Crédito: Reprodução / Martin Claret
Crédito: Reprodução / Martin Claret

4. 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Arthur C. Clarke (2013) - https://amzn.to/3lzpdRx

A história genial de Arthur C. Clarke ganhou o seu espaço entre grandes clássicos do cinema através da obra de Stanley Kubrick lançada em 1968. Em meio de uma ameaça à extinção da raça humana, o passado e o futuro acabam interferindo um no outro e no meio de uma expedição misteriosa, o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados por uma viagem através do espaço e tempo após um comportamento estranho de seus computadores.

Crédito: Reprodução / Editora Aleph
Crédito: Reprodução / Editora Aleph

5. Alice: edição bolso de luxo: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá, de Lewis Carroll (2010) - https://amzn.to/39eOeMo

A Alice não é somente um dos personagens mais famosos da literatura, mas também se tornou muito grande no cinema. Tendo várias versões de adaptação da obra para as telonas - incluindo três filmes para a Disney - Alice dispensa apresentações. Nesses dois livros de Lewis Carroll, você acompanha as aventuras da personagem pelo País das Maravilhas nesta edição de bolso e capa dura fantástica da Zahar.

Crédito: Reprodução / Clássicos Zahar
Crédito: Reprodução / Clássicos Zahar

6. O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald (2013) - https://amzn.to/3CefKWC

Apesar de ter sido publicado em 1925, a grande obra de F. Scott Fitzgerald só chegou ao cinema em 2013 com o astro Leonardo DiCaprio no papel principal de Jay Gastby. Como uma grande crítica ao “Sonho Americano” e retratando os Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial, a obra embarcou na era de ouro do jazz na alta sociedade de Nova York da década de 20 em uma trama densa e cheia de intrigas.

Crédito: Reprodução / Geração
Crédito: Reprodução / Geração

+Adquira as obras listadas através da Amazon:

1. Spotlight: Segredo Revelados, de The Boston Globe (2016) - https://amzn.to/2Xp1DPL

2. Mulherzinhas, de Louisa May Alcott (2019) - https://amzn.to/3zeSQwj

3. 2001: Uma Odisséia no Espaço, de Arthur C. Clarke (2013) - https://amzn.to/3lzpdRx

4. O que terá acontecido a Baby Jane?, de Henry Farrell (2019) - https://amzn.to/3hEtgep

5. Alice: edição bolso de luxo: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá, de Lewis Carroll (2010) - https://amzn.to/39eOeMo

6. O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald (2013) - https://amzn.to/3CefKWC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W